22.2 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Tachões na Via Expressa prejudicam 50 mil pessoas, avalia Ipuf

spot_img

Tachões na Via Expressa prejudicam 50 mil pessoas, avalia Ipuf

spot_imgspot_img

Um estudo realizado pelo Instituto do Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf) e divulgado nesta terça-feira, 21, pela assesoria de imprensa da Prefeitura mostra que a decisão da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de instalar tachões na cabeceira continental da Ponte Pedro Ivo Campos, que dá acesso à Ilha de Santa Catarina pela Via Expressa (BR-282), vem causando transtornos a pelo menos 50 mil usuários do transporte coletivo diariamente.

O prefeito Cesar Souza Júnior reiterou nesta terça-feira o pedido para que a PRF retire os equipamentos da pista. Na avaliação do prefeito, é inaceitável e vem na contramão das políticas públicas para melhorar a mobilidade urbana.

De acordo com o levantamento, a medida, tomada “de forma unilateral” pela PRF, provoca atrasos de até uma hora em determinadas linhas de ônibus. “Com a implantação dos tachões, o trânsito proveniente das faixas da Av. Max de Souza é obrigado a transitar numa única faixa por 200 metros antes de chegar à cabeceira da Ponte Pedro Ivo, reduzindo a capacidade do fluxo que gerou uma repressão de mais ou menos 1.500 veículos por hora, o que equivale a cinco quilômetros de fila, que representa a distância da Ponte até a BR – 101, pelas vias Gaspar Dutra, Liberato Bittencourt, Marinheiro Max Schramm e Leoberto Leal, no Bairro Estreito”, afirma o engenheiro Lírio José Legnani, do Ipuf.

Prejuízos da colocação dos tachões, apontados pelo Ipuf
1. Antes da colocação dos Tachões : (06 horas às 10 horas);
a. Uma viagem de ônibus de Biguaçu a Florianópolis demorava 40 minutos;

2. Após a colocação dos tachões (06 horas às 10 horas);
a. Uma viagem de ônibus de Biguaçu a Florianópolis está demorando 1 hora e 40 minutos;
b. Aumentou em 1 (uma ) hora o tempo de viagem

3. Cerca de 50.000 passageiros de ônibus são prejudicados diariamente das 06 horas às 10 horas

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img