20.8 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Talento e tradição são disseminados durante a Vitrine Aroma, Sabor & Arte Catarina

spot_img

Talento e tradição são disseminados durante a Vitrine Aroma, Sabor & Arte Catarina

spot_imgspot_img

Evento realizado pelo Sebrae/SC chega em sua 5ª edição e tem como principal objetivo valorizar a cultura e a história de cada artesão e produtor participante

No próximo dia 17 de janeiro, Florianópolis recebe a 5ª edição da Vitrine Aroma, Sabor & Arte Catarina, realizada pelo Sebrae/SC em parceria com o Beiramar Shopping. O evento, que reúne artesãos e produtores rurais de todo o Estado de Santa Catarina, será montado no vão central do Beiramar Shopping e ficará aberto até o dia 12 de fevereiro, das 14h às 22h.

Durante os 27 dias de evento estarão participando cerca de 140 núcleos produtivos dos setores de artesanato e agronegócio, além de cooperativas e associações que irão comercializar produtos como ostras, produtos coloniais, bebidas, papel machê, tecelagem, renda, entre outros artigos. O objetivo da vitrine, que tem como tema “Mais que produtos…talento e tradição”, é valorizar a cultura e a arte catarinense. “A época do ano e a parceria com o Beiramar Shopping são pontos positivos para mostrarmos aos turistas que visitam a cidade e aos moradores da capital, os produtos de alto valor agregado que podem ser encontrados em todo o Estado e que colaboram com o crescimento da economia catarinense”, afirma Jefferson Bueno, gestor do evento e coordenador do programa de artesanato do Sebrae/SC. Segundo Bueno, no ano passado foram comercializados aproximadamente R$ 400 mil em produtos.

Nesta quinta edição, mais do que expor e comercializar os artigos, a vitrine também tem a proposta de apresentar questões como sustentabilidade, emprego e renda. Uma das associações participantes é a Mulheres do Frei, de Palhoça, que conta com cinco sócias e 23 mulheres terceirizadas para a fabricação de artigos de artesanato local como sachês, toalhas de lavabo, jogos americanos, entre outros itens. Segundo a presidente da Associação, Rosângela Loureiro Gorri, as Mulheres do Frei participam da vitrine desde sua primeira edição. Rosângela explica que os produtos e a forma de produção foram aprimorados com o apoio de consultorias do Sebrae/SC em questões como a melhoria do design e técnicas de produção. “Vemos neste evento uma oportunidade de mostrar nosso trabalho e ganhar visibilidade tanto para os moradores, quanto para quem vem de fora. Desde o início, o Sebrae/SC tem sido nosso grande incentivador”, conta. Para este ano, a presidente prevê um aumento nas vendas durante a exposição. “No ano passado foram cerca de R$ 8 mil vendidos e esperamos comercializar o dobro do valor nesta edição”, diz.


Programação cultural

Além de divulgar a cultura de Santa Catarina por meio de seus produtos e alimentos, a Vitrine Aroma, Sabor & Arte Catarina também atrai grande público com sua programação musical, artística e gastronômica. Durante todas as terças e quintas-feiras do evento, das 19h às 21h, grupos farão apresentações de diversos estilos musicais como rock, pop, clássico, MPB e folclórico, como é o caso das cantorias conhecidas como Terno de Reis, tradicionais nas comunidades litorâneas.

Além disso, oficinas de arte também poderão ser conferidas em alguns dias, em horários alternados, como é o caso dos escultores de Treze Tílias que retratam a região do Tirol na Áustria por meio de peças de madeira. A produção de rendas de bilro, exemplo de valorização da cultura açoriana, e a pintura em pêssankas, obra de arte que mostra os costumes trazidos pelos Ucranianos, irão apresentar aos visitantes o mosaico cultural que compõe o estado de Santa Catarina.

Outra grande atração é o programa de degustação dos produtos do agronegócio, que será de segunda a sexta-feira, em duas oportunidades. Na primeira delas, a partir das 16h serão oferecidos produtos voltados à cesta de café, como sucos, bolachas, biscoitos, chimias, strudel, mel, etc. Em seguida, a partir das 21h, terá degustação de produtos como ostras, mexilhões, queijos e embutidos, acompanhados de cachaças, vinhos, espumantes, entre outras bebidas. “A degustação propicia a experiência de aproximar os saberes e sabores de Santa Catarina comprovando a vocação do estado em oferecer produtos diferenciados e de qualidade junto aos visitantes que estarão prestigiando o evento”, destaca Fábio Zanuzzi, coordenador estadual do programa de agronegócio do Sebrae/SC.

O lançamento oficial da 5ª edição da Vitrine Aroma, Sabor & Arte Catarina será realizado no dia 17 de janeiro, às 20h, no vão central do Beiramar Shopping e contará com a presença de convidados.


Serviço

O quê: 5ª Vitrine Sebrae Aroma, Sabor & Arte Catarina

Onde: Vão central do Beiramar Shopping

Quando: De 17 de janeiro a 12 de fevereiro, das 14h às 22h

Abertura Oficial: 17 de janeiro, às 20h, no vão central do Beiramar Shopping.

Quanto: Entrada gratuita.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img