12.9 C
fpolis
sábado, maio 18, 2024
Cinesystem

Tarifa da Celesc terá redução de 4,81% para o consumidor residencial a partir da semana que vem

spot_img

Tarifa da Celesc terá redução de 4,81% para o consumidor residencial a partir da semana que vem

spot_imgspot_img

A partir da próxima semana, os consumidores de energia elétrica da Celesc pagarão menos na tarifa. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) divulgou nesta terça-feira, 31, o índice de reajuste da tarifa de energia elétrica a ser praticada pela empresa a partir de 7 de agosto.

Em média as tarifas de energia, considerando todas as classes de consumo, terão redução de 0,32%. Para os consumidores da classe residencial (baixa tensão), a redução será de 4,81%.

O novo valor conferido às tarifas encerra o terceiro ciclo de revisão tarifária. Diferente do reajuste anual, a revisão ocorre a cada quatro anos. Durante este processo, a ANEEL avalia o equilíbrio econômico-financeiro da concessionária, baseada no cenário econômico vigente e na projeção do comportamento do mercado para os próximos quatro anos.

Para este ciclo, a ANEEL também define novos indicadores de qualidade, envolvendo limites de duração e frequência das interrupções no fornecimento de energia.

Um fator determinante para a redução da tarifa neste ciclo foi a queda da taxa de remuneração do custo médio do capital investido (WACC) para os serviços de expansão e manutenção do sistema elétrico. No ciclo anterior (2008-2012) a remuneração do WACC foi de 9,98%. Para o ciclo atual, a taxa de remuneração será de 7,5%.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img