23.8 C
fpolis
terça-feira, abril 16, 2024
Cinesystem

Tarifas de energia elétrica, água e esgoto impactam no Custo de Vida de Florianópolis em agosto

spot_img

Tarifas de energia elétrica, água e esgoto impactam no Custo de Vida de Florianópolis em agosto

spot_imgspot_img

A principal influência no índice do Custo de Vida em Florianópolis no mês de agosto – 0,19% – foi a alta registrada no grupo dos Serviços Públicos: 4,89%, o maior aumento mensal dos últimos cinco anos. O resultado foi impulsionado pelas correções nas tarifas de energia elétrica (22,45%) e de água e esgoto (7,55%). Os dados foram calculados pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e divulgados pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) por meio de convênio entre as entidades.

Apesar de a variação de agosto ter sido a menor registrada este ano na Capital, com o resultado, a alta nos primeiros oito meses do ano chegou a 4,10% e o acumulado dos últimos doze meses atingiu 6,31%.

Em agosto, não houve variação no grupo Alimentação, devido à redução no subgrupo Produtos In Natura (-1,79%), que acabou por compensar os aumentos dos Produtos Industrializados (0,32%), de Elaboração Primária (0,20%) e Alimentação Fora de Domicílio (0,20%). Já o grupo dos Produtos Não Alimentares registrou redução (-0,27%) e em Outros Serviços houve pequena alta (0,03%%), consequência do aumento nos serviços de saúde.

Os dados para o índice do mês foram coletados entre 3 e 30 de agosto de 2014. Em comparação com agosto de 2013 (que registrou 0,47%), houve redução de 0,28 ponto percentual.

Confira o relatório mensal e a série histórica do IPC na página do Custo de Vida, no portal da Udesc Esag.

Sobre o índice

O Índice de Preços ao Consumidor (Custo de Vida) de Florianópolis é calculado desde 1968 pela Udesc Esag, em trabalho coordenado pelo administrador Hercílio Fernandes Neto, egresso da instituição. Reflete a variação de preços incidentes sobre os orçamentos das famílias da Capital, com base na comparação de preços de 319 itens. A relevância de cada produto para o cálculo do índice foi definida por meio de uma pesquisa de orçamento familiar, também realizada pela Udesc Esag.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img