21.5 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

TCC de formanda de Psicologia da Unisul está entre os 10 melhores do Brasil

spot_img

TCC de formanda de Psicologia da Unisul está entre os 10 melhores do Brasil

spot_imgspot_img

O trabalho aborda a fragilidade de pessoas com deficiência frente às DST/AIDS no município de Florianópolis

Formada em Psicologia no segundo semestre de 2009, na Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina – Débora Marques Gomes, participou da 4ª edição do Prêmio Silvia Lane e ficou entre os dez melhores trabalhos do país. Concorrendo na categoria TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), a estudante, que é cega, apresentou o trabalho DST/AIDS e deficiência: um estudo sobre a vulnerabilidade de pessoas com deficiência visual.

. Ela detectou, a partir de entrevistas, que as principais causas para essa vulnerabilidade são o acesso à informação e as barreiras sociais. “Ainda hoje, o mundo está muito ligado ao visual, são necessárias campanhas que possam atingir a todos, uma vez que a sexualidade e a prevenção devem ser para todos”, pondera.

Orientada pelo professor Dr. Leandro Castro Oltramari da Unisul e com o apoio do amigo e também professor Dr. Adriano Henrique Nuernberg, Débora Gomes diz ter encontrado dificuldade para produzir seu trabalho devido à escassez de material com o tema do TCC, mas reconhece ter sido compensador. “Deu trabalho, mas valeu a pena”, conta.

Para a recém-formada, ficar entre os dez melhores trabalhos do Brasil significa consideração e valorização do estudo. “O reconhecimento de trabalhos acadêmicos sempre é importante para a carreira de qualquer profissional”.

A partir de agora o objetivo da psicóloga é prestar concursos públicos na área, mas pensa em continuar os estudos buscando cursos para especialização. “Este prêmio está sendo um estímulo para seguir em frente e conquistar espaço neste mercado tão concorrido”, acrescentou.

O prêmio Silvia Lane acontece anualmente e busca incentivar os estudantes para aprimorar a busca pelo conhecimento na área da psicologia. Desenvolvido pela ABEP, Associação Brasileira de Ensino de Psicologia, o prêmio é uma homenagem à professora Silvia Lane que lecionou durante muitos anos na PUC de São Paulo e contribuiu para o progresso da psicologia no Brasil.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img