spot_imgspot_img
Florianópolis, 5 outubro 2024

Teatro gratuito em Florianópolis com o Grupo O Dromedário Loquaz

VariedadesTeatro gratuito em Florianópolis com o Grupo O Dromedário Loquaz
spot_img
spot_img

Compartilhe

O clássico “O Pequeno Príncipe” e a vida da poetisa portuguesa “Florbela Espanca” estarão em cartaz na Armação, no Centro e no Rio Vermelho.

Crédito fotos: Maurício Garcias

Duas peças teatrais do repertório do grupo O Dromedário Loquaz estarão em cartaz no mês de setembro em diversos pontos da ilha: “Florbela Espanca” e “O Pequeno Príncipe”. Na Salão Paroquial da Armação (dias 13 e 14, respectivamente), no Teatro da Ubro (dias 17 e 18) e no Salão Paroquial do Rio Vermelho (dias 27 e 28).

“Conhecer novos lugares é preciso”. Essa é uma das frases que faz parte do texto do aviador no espetáculo “O Pequeno Príncipe”, interpretado pelo ator Cezar Pizetta. Ele conta que suas vivências como pai solo trouxeram elementos para a cena e deram vida para o seu personagem. “Também lembro da minha infância, quando morava no interior do Rio Grande do Sul, onde além de ter lido o livro, assistia aos desenhos animados do Pequeno Príncipe. Ficava imaginando conhecer mundos diferentes, como sugere a própria história, e que hoje vejo como uma experiência que agrega, fundamental para o desenvolvimento do trabalho do ator e também como ser humano”, conta Cezar, que escolheu morar em Florianópolis, mesmo sem saber à época que por aqui passou o aviador francês Saint-Exupéry, escritor do clássico infantojuvenil. Essa história faz parte do imaginário de muitas gerações e por isso transcende espaços e cria conexões com todas as idades, ao mostrar de maneira metafórica a jornada do Pequeno Príncipe como o nosso percurso pelo autoconhecimento. A peça encenada pelo Dromedário Loquaz possui um elenco talentoso, figurino rico em detalhes, cenário projetado com ilustrações feitas em aquarela e canções autorais. Desde a estreia em 2017, o espetáculo já percorreu diversos lugares.

Voltado para o público adulto, o monólogo “Florbela Espanca”, encenado pela atriz Diana Adada Padilha, que apresenta a vida e a luta da poetisa portuguesa que teve um papel vanguardista para o seu tempo. “Florbela Espanca ousou ser ela mesma, ousou desafiar uma sociedade altamente machista do início do século XX e pagou um preço alto por isso. Infelizmente, passados mais de século, ainda somos vítimas do machismo, nossos direitos nunca estão garantidos, nossa moral é sempre questionada, quando ousamos não seguir os padrões sociais”, afirma Diana, que coloca o quanto a peça está em diálogo com a atualidade. Considerada uma grande figura feminina da literatura portuguesa, Florbela formou-se em Direito num espaço majoritariamente masculino. Desde sua estreia, em julho de 2022, o espetáculo Florbela Espanca realizou temporada de apresentações em Florianópolis e em São Paulo, alcançando boa repercussão junto ao público pela qualidade técnica e artística da montagem.

Ambos os espetáculos seguem sob a direção da dramaturga e diretora Sulanger Bavaresco. “O interesse do grupo é aproximar a arte das pessoas, nos locais onde elas moram, facilitando e democratizando o acesso à fruição artística. Será lindo, por exemplo, ter núcleos familiares assistindo juntos às apresentações de O Pequeno Príncipe, compartilhando momentos que ficarão na memória afetiva das crianças.”, complementa a diretora Sulanger Bavaresco.

A realização do projeto Travessia Artística Ilha-Continente conta com o apoio cultural da Eletrobras, por meio da sua subsidiária Eletrobras CGT Eletrosul, com patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, Prefeitura Municipal. Produto cultural totalmente patrocinado pelo Município de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Modalidade Doação).

Entrada gratuita. Os convites serão distribuídos nos locais uma hora antes das apresentações, conforme a capacidade. 

Sobre o grupo:

O Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz completa 43 anos em 2024, possui sede na cidade de Florianópolis/SC, e entre seus fundadores estão o ator Ademir Rosa (1948-1997) e o diretor Isnard Mello de Azevedo (1950-1991). Atualmente, o grupo é formado por 20 integrantes entre técnicos, atores, músicos e cantores. Com mais de 40 espetáculos e ações cênicas em sua trajetória, o grupo reverencia seu passado e aposta no futuro, reinventando-se com a participação de novos integrantes e parceiros artísticos, o que revela fôlego para continuar a existir e resistir ao acreditar em um mundo melhor através da experiência e vivência artística.

O PEQUENO PRÍNCIPE

Sinopse: No deserto do Saara, um piloto de avião é obrigado a fazer um pouso de emergência. Lá, ele conhece o Pequeno Príncipe, um garotinho que vem de um planeta bem pequeno, distante e muito diferente do nosso. Em uma viagem em busca de novos amigos, o menino encontra personagens plenos de simbolismo: o Rei, o Vaidoso, o Homem de Negócios, o Geógrafo, o Acendedor de Lampiões, a Serpente, a Raposa, entre outros. Ao longo de sua jornada, o Pequeno Príncipe consegue descobrir o segredo do que é realmente importante na vida.

Ficha técnica O Pequeno Príncipe:

Direção e adaptação: Sulanger Bavaresco

Elenco: Diana Adada Padilha, Cezar Pizetta, Giwa Coppola, Sandro Maquel, Vinicius Pasinato Damian

Criação Musical: Diana Adada Padilha, Maria José Martins e Diego Nunes

Direção Musical: Maria José Martins

Arranjos: Diego Nunes

Preparação Musical da remontagem: Luiza Faé Mantovani

Figurinos e Adereços: Diana Adada Padilha, Sulanger Bavaresco e Regina Prates

Animação: Aline Bertusso

Design Gráfico: Mariana Barardi

Fotografia: Mauricio Garcias

Redes sociais: Welington Hors

Produção Técnica: Magda Scors Campos

Produção Executiva: MAF Economia Criativa – Michel França

Assessoria de imprensa: Gisele Palma – Floripa Cultural

Realização: Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz

Classificação indicativa: Livre

FLORBELA ESPANCA

Sinopse: O espetáculo coloca em cena o espectro de Florbela Espanca, que desperta de seu sono de morte para defender a honra e a obra da poetisa portuguesa. Florbela reencontra e enfrenta seu passado e algozes, conduzindo o espectador a trilhar os caminhos tristes e perturbadores que marcaram sua existência, testemunhando o calvário de perseguições e difamações que se perpetraram mesmo depois de sua morte.

Ficha técnica Florbela Espanca:

Dramaturgia e direção: Sulanger Bavaresco 

Atuação: Diana Adada Padilha

Preparação vocal: Luiza Faé Mantovani

Figurinos e Adereços: Diana Adada Padilha e Sulanger Bavaresco

Design Gráfico: Mariana Barardi

Fotografia: Mauricio Garcias

Redes sociais: Welington Hors

Produção Técnica: Magda Scors Campos

Produção Executiva: MAF Economia Criativa – Michel França

Assessoria de imprensa: Gisele Palma – Floripa Cultural

Realização: Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz

Classificação indicativa: 14 anos

SERVIÇO:

Projeto Travessia Artística Ilha-Continente 2024

Entrada gratuita. Convites distribuídos no local uma hora antes das apresentações.

Armação:

Salão Paroquial da Igreja Sant’Ana

Av. Antônio Borges dos Santos, nº 400, Armação

Florbela Espanca: 13 de setembro, sexta-feira, 19h30

O Pequeno Príncipe: 14 de setembro, sábado, 16h

Centro:

Teatro da Ubro

Rua Pedro Soares, nº 15, Centro

Florbela Espanca: 17 de setembro, terça-feira, 20h

O Pequeno Príncipe: 18 de setembro, quarta, 14h30

Rio Vermelho:

Salão Paroquial da Capela de São João Batista do Rio Vermelho

Rod. João Gualberto Soares, nº 6847, Rio Vermelho

Florbela Espanca: 27 de setembro, sexta-feira, 19h30

O Pequeno Príncipe: 28 de setembro, sábado, 16h

Contatos do grupo:

Site do Grupo: www.dromedarioloquaz.com

Página do projeto: www.dromedarioloquaz.com/travessiaartisticailha-continente

Fanpage: www.facebook.com/dromedarioloquaz

Instagram: www.instagram.com/dromedarioloquaz