22.5 C
fpolis
terça-feira, abril 16, 2024
Cinesystem

Teatro de bonecos para adultos e crianças no Fita Floripa

spot_img

Teatro de bonecos para adultos e crianças no Fita Floripa

spot_imgspot_img

Peças infantis e adultas com a técnica do teatro de bonecos marcam o terceiro dia (terça, 22) do 4º Fita Floripa – Festival Internacional de Teatro de Animação. Terça e quarta também tem apresentações em Criciúma.

Logo pela manhã, às 10 horas, serão exibidos três espetáculos. As aventuras de Benedito, do grupo Mamulengo Jatobá, do Acre, será encenada no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, e pode ser vista também às 15h; O misterioso sumiço do boi de mamão, do grupo Articulação Cultural, de Florianópolis, acontece no Teatro da UFSC; e finalmente O flautista de Hamelin será apresentada pela Trip Teatro de Animação, do Rio do Sul, no Teatro do SESC, e também pode ser vista às 15h.

Idealizador do Mamulengo Jatobá, Éder Feitosa realiza o espetáculo inteiro sozinho. Além de ter sido responsável pela concepção de toda a peça, que conta a história de dois artistas de rua que chegam na cidade para oferecer uma apresentação de mamulengos, Éder também faz manipulação dos bonecos de luva e até mesmo a sonoplastia, com voz, percussão e gaita. As aventuras de Benedito chega no Fita depois de ter passado pelo Festival des Théâtres des Marionnettes, de Charleville Mezières, na França, um dos maiores eventos do mundo em teatro de animação.

Já O misterioso sumiço do boi de mamão, concebido por Danielle Coelho e Khalid Prestes, também realizado com bonecos de luva, faz uso do imaginário popular local para construir uma história de mistério em torno do sumiço de um boi de mamão.

A companhia Trip Teatro de Animação, responsável pelo conhecido espetáculo O incrível ladrão de calcinhas, bastante elogiado nos anos anteriores, apresenta O flautista de Hamelin em parceria com a companhia espanhola Los Titiriteros de Binéfar, que estreou em 2008. Willian Sieverdt, fundador e diretor da Companhia brasileira, assina a co-direção do espetáculo, que tem a concepção e direção de Paco Parício e foi patrocinado pela Funarte através do prêmio Myriam Muniz de 2007. O espetáculo, através da clássica história do Flautista que livra a cidade de uma peste de ratos, deseja refletir sobre a importância de cumprir os tratos feitos.

Às 13h, o grupo belga Chemins de Terre, já conhecido do público do Fita devido às apresentações de Le Polichineur de Tiroirs, reaparece com outro espetáculo, Richard, Le Polichineur d’Ecritoire, que possui a mesma concepção de linguagem, jogando com técnicas do circo e de clowns, mas agora dá aulas de literatura. Richard, com aulas delirantes e não muito confiáveis, fala principalmente de peças de Shakespeare, chegando a conclusões nem sempre muito verdadeiras, mas no mínimo divertidas. A peça acontece na Arena do CEART – UDESC.

Às 20h, o conceituado Grupo Sobrevento (SP/RJ), apresenta o espetáculo adulto Orlando Furioso, no TAC, também baseado em uma história clássica, do texto homônimo de Ludovico Ariosto. Além disso, o espetáculo inclui 19 bonecos grandes, denominados de pupi, de difícil manipulação, movimentados por vergalhões de ferro, ideais para a encenação de combates armados, paixões arrebatadoras, loucura e todos os ingredientes deste poema épico. O Sobrevento é o único grupo do Brasil que domina sua técnica de manipulação.

Para quem ainda não assistiu Los funestos Esponsales de Don Cristóbal, terça-feira 22 será a última oportunidade. A programação completa do Fita, que continua até domingo, pode ser encontrada no site www.fitafloripa.com.br

O QUÊ: 4º Fita Floripa – Festival Internacional de Teatro de Animação. QUANDO: De 20 a 27 de junho. ONDE: Centro de Cultura e Eventos, Concha Acústica e Teatro da UFSC, Centro de Artes da UDESC, Teatro Álvaro de Carvalho, Largo da Alfândega, Palácio Cruz e Sousa, Apae e Orionópolis (Florianópolis) e Teatro Elias Angeloni, Praça Nereu Ramos e Teatro de Arena (Criciúma) e Teatro do Sesc (Joinville). QUANTO: Entrada gratuita, com exceção dos espetáculos no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, Teatro da UFSC e Teatro Álvaro de Carvalho, com ingressos a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

Dia 22 (terça)

10h / As Aventuras de Benedito
Mamulengo Jatobá (Acre)
Centro de Cultura e Eventos – UFSC

10h / O Misterioso Sumiço do Boi de Mamão
Articulação Cultural Produções Teatrais (Florianópolis)
Teatro da UFSC

10h / O Flautista de Hamelin
Trip Teatro de Animação (Rio do Sul)
SESC

13h / Richard, Le Polichineur d’Ecritoire
La Compagnie des Chemins de Terre (Bélgica)
Arena CEART – UDESC

15h / As Aventuras de Benedito
Mamulengo Jatobá (Acre)
Centro de Cultura e Eventos – UFSC

15h / O Flautista de Hamelin
Trip Teatro de Animação (Rio do Sul)
SESC

20h / Los funestos Esponsales de Don Cristóbal
Pelele Marionettes (França / Espanha)
Teatro da UFSC

20h / Orlando Furioso
Grupo Sobrevento (RJ/SP)
TAC

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img