Durante a abertura do primeiro Seminário estadual sobre Building Information Modeling (BIM), tecnologia nas áreas de engenharias, arquitetura e construção que permite integração do planejamento com o projeto dos empreendimentos nesta quinta-feira, 13, em Florianópolis, os secretários do Planejamento, Murilo Flores, e da Saúde, Tânia Eberhardt, autorizaram as publicações de dois editais do Governo do Estado com pré-requisito de uso da nova tecnologia. São eles os projetos da construção do novo Instituto de Cardiologia de Santa Catarina, em São José, na Grande Florianópolis, e do anexo do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville. As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.
Este será o primeiro processo de licitação de projetos executivos em BIM feito pelo Governo do Estado. “É uma nova tecnologia, uma grande mudança na forma de fazer projeto. Ainda que hoje sejam feitos nos computadores, eles são elaborados em duas dimensões, equanto o BIM leva o projeto para três dimensões e faz a construção virtual. O BIM reduz custos na obra por eliminar erros, além de dar mais transparência, planejamento e precisão nos custos e cronogramas. O Estado vai exigir cada vez mais essa tecnologia nos seus editais e queremos que os setores que fazem os projetos estejam preparados para isso”, explicou Flores.
O edital do projeto legal e executivo do novo Instituto de Cardiologia de Santa Catarina, que será construído em São José com 28 mil metros quadrados, tem valor orçado de R$ 1,9 milhão. A proposta deve contemplar unidade de atendimento ambulatorial, atendimento de urgência e emergência, área de internação, unidade de terapia intensiva, centro cirúrgico, laboratório de patologia clínica, radiologia e tomografia, além de área para prestação de atendimento de apoio ao diagnóstico e terapia. O prazo de entrega do projeto é de 540 dias corridos, contados da emissão da ordem de serviço.
O projeto do anexo do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt em Joinville está orçado em R$ 768 mil. A nova estrutura terá 7,9 mil metros quadrados com centro cirúrgico ambulatorial, seis unidades de internação com 24 leitos cada, unidade de terapia intensiva, sala de exames de tomografia com área técnica, sala de exames de ressonância magnética com área técnica, além de prestação de atendimento em regime de hospital dia, ambientes de apoio e nova central de resíduos. Conforme o edital, o prazo de entrega do projeto é de 270 dias.
Além do uso da tecnologia BIM, um dos diferenciais dos editais é que a contratada deverá realizar entregas quinzenais em formato eletrônico dos projetos em andamento, a fim de acelerar o processo de aprovação pelo Governo do Estado. As obras de construção do Instituto de Cardiologia de Santa Catarina, em São José, e do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville, estão previstas no programa Pacto por Santa Catarina. Estima-se que o Instituto de Cardiologia triplique os números de exames, procedimentos na hemodinâmica e no centro cirúrgico.