26.3 C
fpolis
quarta-feira, janeiro 19, 2022
cinesytem

TEDxFloripa confirma os primeiros palestrantes para o grande encontro de boas novas

TEDxFloripa confirma os primeiros palestrantes para o grande encontro de boas novas

spot_img

Florianópolis terá em julho edição inédita do evento mundial TEDx

Os palestrantes do TEDxFloripa foram selecionados por sua atuação, conteúdo e envolvimento com questões importantes da sociedade. Procuramos também dar voz a alguns que de outra forma não teriam a oportunidade de falar ao mundo sobre seus projetos de vida.

Com vocês, os primeiros palestrantes confirmados:

Palestrantes

Cristina Lopes

Cristina Lopes conta e canta histórias. Fez disso o ofício da sua vida. Vive de espalhar a cultura, as lendas e o jeito de viver das pessoas — sempre oralmente e misturando as narrativas com música. No TEDxFloripa — não podia ser diferente — também é uma história que ela vai levar ao palco. Mas dessa vez o assunto é seu próprio trabalho, contadora de histórias profissional

Ivo Pons

A palavra “design” remete a sofisticação, beleza e riqueza. Certo? Com que região da cidade ela combina? O esteriótipo leva a imaginação a um lugar rico, não? Ivo Pons nos conduz a um bairro pobre. Designer e professor do Mackenzie, ele preside um projeto social que se define no nome: Design Possível. Leva conhecimentos técnicos e de gestão para comunidades de baixa renda, que criam e trabalham em “empresas sociais” junto com designers profissionais e estudantes.

Julie Philippe

Cantora nascida em Brasília e criada em Florianópolis, também é publicitária e jornalista. A vida no escritório, porém, não deixa a música um dia sequer longe da vida de Julie. O talento artístico que deu notoriedade nacional à jovem no programa Ídolos e no Concurso Nacional de Canto Edith Piaf vai com ela para o palco do TEDxFloripa. Cantar lindamente também é uma ótima ideia.

Rui Muller

Empresário, sócio-fundador da Nexxera e do Grupo CarbonoBrasil, criado para pesquisar novas tecnologias e difundir informações sobre sustentabilidade, mudanças climáticas, energia, poluição atmosférica e mercado de carbono. Assuntos que são o contexto em que se insere a tecnologia que Rui vai apresentar: um dispositivo que faz um trabalho semelhante à fotossíntese, transformando gases poluidores e geradores das mudanças climáticas em matéria limpa (carbono, oxigênio, hidrogênio e nitrogênio).

Werner Kraus Jr.

Se a conversa é sobre os problemas de Florianópolis, mobilidade urbana é assunto obrigatório. Werner Kraus Jr. é professor da UFSC e coordenou o desenvolvimento de uma tecnologia que altera automaticamente o tempo que os semáforos ficam abertos, usando dados do fluxo de veículos enviados em tempo real a uma central de controle através de telefonia celular. Unir tecnologia à capacidade de gestão do transporte público é uma boa ideia para melhorar a qualidade dos deslocamentos na cidade.

/ Apresentação

Marcos Piangers

O apresentador do TEDxFloripa é jornalista formado na UFSC e nasceu em Florianópolis. Atualmente, trabalha na rádio Atlântida de Porto Alegre e integra o programa Pretinho Básico. Sarcástico e bom de improviso, Piangers representa a capacidade que os ilhéus têm de rir de tudo e, principalmente, de si mesmos.


Saiba mais sobre o TEDxFloripa

A capital catarinense recebe dia 16 de julho o primeiro evento TEDx do Estado. O TEDxFloripa será realizado no Teatro da UFSC e deverá reunir cerca de 25 pensadores, pesquisadores, empreendedores, artistas e ativistas em um dia inteiro de palestras sobre propostas transformadoras para o mundo. O evento é gratuito e tem limite de 120 participantes, que serão selecionados por meio de curadoria.

TEDx é um evento independente organizado nos moldes do TED (Tecnologia Entretenimento e Design) realizado anualmente desde 1984 na Califórnia, Estados Unidos. Sob o lema “Ideias que merecem ser espalhadas” o movimento consiste de palestras em que os convidados apresentam suas ideias para um mundo melhor. A seguir, as ideias são eternizadas na internet, no site oficial do evento e se espalham pela rede por meio de sites de vídeos como YouTube e Vimeo. O movimento tem se difundido pelo globo desde 2009, quando foi criada a licença TEDx, para eventos organizados independente e localmente.

Em Florianópolis, o TEDx é organizado voluntariamente por um grupo de 15 estudantes e profissionais inspirados em exemplos como o pioneiro TEDxSão Paulo, e sucessores como TEDxAmazônia, TEDxSudeste e mais recentemente TEDxRio, que juntos atraíram milhares de pessoas presencialmente e seguem atraindo outras tantas virtualmente. Em comum, organizadores, palestrantes, participantes e internautas possuem desejo de transformação do mundo.

O tema do TEDxFloripa, A ponte, as ilhas, traduz o contexto local de uma cidade permeada de “ilhas” ou realidades distintas e as conexões que as relacionam ou as isolam. O objetivo dos realizadores é mostrar ideias que merecem ser espalhadas localmente e também apresentar para o Mundo o que tem sido pensado, criado e realizado em Florianópolis e Santa Catarina. No rol de palestrantes figurarão nomes reconhecidos global, nacional e localmente por suas ideias e iniciativas transformadoras.

Seguindo os moldes dos eventos TED e TEDx, as palestras apresentadas durante o TEDxFloripa serão registradas em vídeo e publicadas no site do evento. O site é mundialmente conhecido por reunir, em um só lugar, o que de mais ousado e inovador tem sido criado ao redor do mundo nas mais diversas áreas do conhecimento, entre elas educação, saúde, meio ambiente, tecnologia e qualidade de vida. Mais informações sobre o TEDxFloripa, como nome dos palestrantes e inscrições serão divulgadas no site www.tedxfloripa.com.br


Inscrições:

Anota aí o período de inscrições para o TEDxFloripa: 23/05/2011 a 08/06/2011 no link http://www.tedxfloripa.com.br/inscricoes/

spot_img
spot_img