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Florianópolis se prepara para a temporada do verão 2011

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Florianópolis se prepara para a temporada do verão 2011

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Evento acontece nos dias 02 e 03 de agosto, no Centrosul

Nos dias 02 e 03 de agosto, na Sala Joaquina, no Centrosul, acontece o Seminário de Planejamento – Operação Floripa Verão 2011. Organizado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, através da Secretaria Municipal de Turismo de Florianópolis (SETUR), o seminário tem como objetivo propor o alinhamento de ações e articulação entre os diversos órgãos públicos municipais, estaduais e federais, bem como as entidades empresariais e comunitárias, empresas e organizações do terceiro setor, a fim de proporcionar a satisfação do turista e comunidade local na temporada de verão.

Estima-se que cerca de 200 pessoas participem do evento, que tem suas inscrições no site da SETUR (www.pmf.sc.gov.br/turismo) ou no dia do evento, no setor de credenciamento. O Seminário é voltado para todos os segmentos do setor turístico, bem como estudantes e professores.

A Comissão Organizadora do Seminário, presidida pelo Secretário Executivo de Turismo, Homero Gomes, agrupou os diversos temas propostos para o evento, que tenham relação com a temporada de verão, em quatro eixos temáticos, sendo que cada um tem ações específicas e metas. São eles: Infra Estrutura, Serviços e Equipamentos Turísticos, Cultura e Lazer e Sustentabilidade.

O eixo temático que abrange a Infra Estrutura tem como meta identificar as atividades previstas pelos diversos órgãos envolvidos no setor, bem como os prazos de execução e os impactos decorrentes das ações ou da falta delas. Ação do painel é discutir o fornecimento de água, de energia elétrica, a iluminação pública e as obras previstas ou em andamento no sistema viário.

A meta do eixo temário Serviços e Equipamentos Turísticos é identificar as deficiências e ações previstas a este assunto, e articular parcerias visando a resolução das deficiências. Como ações do eixo temos:

– discutir as linhas e horários do transportes público, serviços de táxi, locação de equipamentos náuticos e passeios de escuna, estacionamento para ônibus de turismo e vans, veículos nas praias e desembarque no aeroporto;

– avaliar a questão dos chuveiros e banheiros públicos, comércio ambulante e fiscalização dos serviços nas praias;

– abordar os serviços em hotéis, restaurantes, bares e similares;

– abordar o policiamento nos balneários e no Centro Histórico, o atendimento ao turista, os postos de salva-vidas e o monitoramento de atividades náuticas;

– debater os serviços no Terminal Rita Maria, no aeroporto e nos postos de informações turísticas;

– discutir as condições para uso dos atracadouros e os serviços náuticos (escunas e transporte na Lagoa da Conceição).

O eixo temático Cultura e Lazer tem como meta identificar as ações previstas, organizar o calendário de eventos e serviços culturais e avaliar os impactos (mobilidade, capacidade de carga, ambientais). Como ação principal do eixo: abordar a oferta de atividades culturais, os eventos e o uso dos espaços públicos para eventos e lazer.

No eixo Sustentabilidade, a meta é socializar boas práticas e proporcionar a internalização de práticas com base em indicadores de sustentabilidade, e como ações principais do eixo:

– discutir a balneabilidade, o uso de unidades de conservação para turismo;

– abordar a limpeza pública, a coleta de lixo nos balneários e no centro histórico, os mirantes e praças públicas.

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