21.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Terreno do Forte São Luís será transformado em praça para comunidade

spot_img

Terreno do Forte São Luís será transformado em praça para comunidade

spot_imgspot_img

Termo de adoção de área pública foi assinado nesta sexta-feira, 01 de novembro. A previsão é que a obra seja entregue ainda no primeiro semestre de 2020. O Beiramar Shopping, como adotante, ficará responsável por todo projeto, execução e manutenção do espaço.

Foi assinado na manhã desta sexta-feira, 01 de novembro, o termo da adoção de área pública do terreno do Forte São Luís, uma área de quase 2.000 metros quadrados, localizado entre as avenidas Jornalista Rubens de Arruda Ramos (Beira-Mar Norte) e Mauro Ramos, esquina com rua Bocaiúva. O Beiramar Shopping, como adotante, fica responsável pela transformação do espaço em uma área de convivência pública. O local, que anteriormente pertencia ao exército, foi cedido para a Prefeitura de Florianópolis em dezembro de 2016.

O conceito da nova praça é assinado pela arquiteta Juliana Castro. O projeto paisagístico para a nova praça pretende criar um lugar capaz de ser referência para moradores e visitantes de Florianópolis. “Entendemos que a localização privilegiada da Praça nos permite trabalhar com elementos paisagísticos especiais com plasticidade marcante e que remetam a história do lugar”, explica Juliana Castro.

Walter Silva Koerich, membro do conselho do Beiramar Shopping, relembra que o local já foi mar um dia, já abrigou o Forte São Luis da Praia de fora, já foi um lugar de feiras e encontros e passou muito tempo esperando ser novamente ocupado. “É um espaço ímpar, muito especial e há muito tempo queremos transformá-lo em um local histórico para a cidade”, destaca. E completa: “o centro de nosso projeto é resgatar a história como forma de referendarmos nosso passado e o faremos com um espelho d’água”, explica o empresário Walter Silva Koerich.

A arquiteta Juliana Castro detalha o que será desenvolvido para a nova praça. “Queremos dar valor à história de forma não literal. O objeto central que projetamos tem a água como destaque. Sua forma circular com caminhamento em direção ao centro representa nossa ilha rodeada de água por todos os lados e com mais água no centro, seu coração. Propositalmente o objeto cava o solo levando a mensagem do passado supostamente ali enterrado. E mais, neste caminho em direção ao coração os visitantes podem ler traços da história gravada na pedra que cobre o piso”, justifica.

O projeto também apresenta ao público elementos lúdicos como água em movimento, brinquedos, poltronas confortáveis para olhar o movimento e o belíssimo pôr do sol, bem como muitas árvores nativas da ilha para que seja de fato um lugar acolhedor.

A nova praça ocupará cerca de 1.200 metros quadrados do total da área, para que uma parte do terreno seja preservada, em virtude da possibilidade da existência de resquícios arqueológicos do Forte São Luís. “Um radar de penetração de solo detectou algo de diferente na região, uma estrutura abaixo da superfície, que pode se tratar das ruínas do que um dia foi o Forte São Luís da Praia de Fora, portanto os estudos arqueológicos vão continuar”, comenta o empresário.

Dentro do cronograma de execução, as obras devem ter início ainda em novembro e a previsão é de que a nova praça seja entregue à sociedade no primeiro semestre de 2020. “Com este grandioso projeto damos start as comemorações dos 26 anos do shopping do coração da cidade e não poderia ser de melhor forma, pois entendemos que todos ganham com esse tipo de parceria público-privada: poder público, empresa e, principalmente, a comunidade. Somos apaixonados pela cidade e isso nos motiva a enfrentar desafios diários em prol do bem comum de todos”, explica Koerich.

O projeto foi idealizado para tornar o local ainda mais convidativo, integrando a beleza natural ao novo espaço, com segurança e apto ao convívio social, por meio de intervenções que promovam o paisagismo, a urbanização, a mobilidade urbana, a manutenção, a conservação e a limpeza da nova Praça Forte São Luís.

Uma das grandes parceiras e incentivadoras do projeto é a Associação FloripAmanhã, que acompanhou todas as tratativas junto a prefeitura de Florianópolis, Iphan e demais órgãos competentes. “A praça é uma conquista de todos, uma vitória para a sociedade”, diz Anita Pires, presidente da Associação FloripAmanhã.

Espaço histórico

Construído em 1770, durante o governo de Francisco Souza de Menezes, o Forte São Luís tinha importância estratégica para a Coroa Portuguesa como parte do sistema de fortificações da Ilha de Santa Catarina. Edificado no antigo bairro conhecido como Praia de Fora, tinha como função básica evitar a pirataria e o contrabando na baía Norte.

O Forte era composto por uma bateria, quartel da tropa, quartel do comandante e cozinha, todos em uma só edificação. A casa de pólvora ficaria mais isolada, próxima da praia. Em 1839, a área do Forte teria sido vendida e quase foi transformada em um largo com fonte pública. As edificações teriam sido demolidas em 1928, quando foi aberto o último trecho da avenida Mauro Ramos.

Com base em informações cartográficas, muitas datadas do século 18, o terreno é dado como a provável localização do sítio arqueológico denominado Forte São Luís. Por outro lado, um parecer técnico do Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis) aponta que as edificações se estendam para além do terreno, abrangendo parte da avenida Mauro Ramos e praça Lauro Müller.

Desde 1955, o local é reconhecido legalmente como Praça São Luís. A partir deste período, o local chegou a abrigar uma feira livre.

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img