22.5 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Tiago Silva assume a Prefeitura interinamente por 10 dias

spot_img

Tiago Silva assume a Prefeitura interinamente por 10 dias

spot_imgspot_img

O presidente em exercício da Câmara de Vereadores de Florianópolis, Tiago Silva (PDT), assumiu na tarde de sexta-feira, 31, o cargo de prefeito de Florianópolis, em lugar de Cesar Souza Junior, que vai a Londres em viagem oficial. Esta será a primeira vez na história da Capital que um negro e homossexual assumido, defensor da causa LGBTTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), estará à frente da administração municipal.

Tiago Silva assume a Prefeitura de Florianópolis em razão de o vice-prefeito João Amin e o presidente da Câmara Municipal, César Faria, não poderem fazê-lo no momento.

“Hoje me sinto um pouco Mandela, Antonieta de Barros e Cruz e Sousa, que foram os pioneiros”, disse Tiago, referindo-se a representantes das minorias que se destacaram em suas áreas de atuação. Mas o vereador de origem humilde foi além: “Hoje, aquele menino lá do morro chegou ao cargo mais importante da cidade. Se fosse só por um dia, já valeria a pena”, comemorou Tiago.

Para Cesar Souza Junior, a transmissão de seu cargo para Tiago por um prazo de dez dias evidencia o quanto Florianópolis é plural, diversa, tolerante e capaz de inovar em termos de Brasil. “É dia histórico para a cidade, que mostra que a democracia tem os seus problemas, mas também permite isto acontecer”, enfatizou o prefeito licenciado, que disse viajar tranquilo por deixar a Prefeitura em boas mãos.

Também na ocasião, o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, colega de partido de Tiago, ressaltou o momento simbólico. “Só a democracia permite que os excluídos, aqueles que não têm oportunidades, construam o seu caminho e elaborem a sua biografia.”

A trajetória de “Tiaguinho”, como é conhecido, chama a atenção pela superação. O menino negro e pobre que cresceu no Morro do Mocotó, uma das comunidades do Maciço do Morro da Cruz, foi o vereador eleito com o maior número de votos na eleição municipal de 2012. Ele também foi o idealizador da Parada da Diversidade de Florianópolis, incluindo a Capital na luta contra a homofobia no País.

Viagem

Cesar Junior estará em viagem oficial de segunda, 3, a sexta-feira, 7, da próxima semana. Ele vai à Inglaterra participar do Congresso Mundial de Turismo (WTA), tido como o maior evento da área do mundo. Lá, terá dois encontros com grandes operadores de turismo, sobretudo de aventura e de ecoturismo, e mais três compromissos com investidores da área de tecnologia, que já manifestaram interesse em instalar-se no Sapiens Parque.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img