19.8 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

TopMed oferece exercícios e recreação gratuitos neste sábado na Av. Beira Mar Norte

spot_img

TopMed oferece exercícios e recreação gratuitos neste sábado na Av. Beira Mar Norte

spot_imgspot_img

Dia 07 de abril, é o Dia Mundial da Saúde:

PARA MARCAR A DATA, A TOPMED VAI PROMOVER O MUNDO SAÚDE 2011, OFERECENDO GRATUITAMENTE ORIENTAÇÃO PARA ATIVIDADES FÍSICAS NA BEIRA-MAR NORTE

A TopMed, empresa de promoção à Saúde com matriz em Florianópolis e atuação nacional, organizou uma série de ações para marcar o Dia da Saúde, celebrado em todo o mundo nesta quinta-feira, 7 de abril. Ao longo da semana, o MUNDO SAÚDE 2011 está realizando o mapeamento da condição da Saúde dos servidores públicos, na Capital e no interior, e no sábado, dia 9, a promoção culmina com um grande evento de estímulo à “vida ativa”, na Beira-Mar Norte, em Florianópolis.

Dar 9h ao meio-dia, e das 14 às 17h, a TopMed vai reunir profissionais de Saúde e educadores físicos na Academia TopMed (ao lado da estação da Casan). As atividades se propõem a disseminar a importância da prática de atividades físicas para a promoção à Saúde e a prevenção de riscos e doenças. Ao longo do dia haverá orientação para caminhada, corrida e exercícios, aferição da pressão arterial, atividades circenses, distribuição da TopMed Magazine, de água e de brindes e interação com o novo Portal e as redes sociais TopMed.

“O sedentarismo pode acelerar em até 50% o envelhecimento. Praticar exercícios, em compensação, tem resultados efetivos no combate aos fatores de risco das doenças crônicas, evita a evolução negativa de doenças já diagnosticadas e, consequentemente, internações e afastamentos do trabalho, além de garantir muito mais qualidade de vida a quem adota as atividades físicas como parte inadiável da rotina”, destaca Thiago Luiz Alves, sócio da Integral Assessoria Esportiva, que dará orientações, de forma gratuita, durante o sábado.

Este ano, o Dia Mundial da Saúde também marca a estreia da TopMed no âmbito da Saúde Digital. A empresa está lançando seu novo portal, no www.topmed.com.br, sua página no Twitter, no www.twitter.com/topmedsaude, sua fanpage no Facebook, no www.facebook.com.br/topmedmaissaude, a uma galeria de fotos no Flickr, no www.flickr.com/topmedsaude, além de hot sites com novos produtos e serviços.

“Desde o início das nossas atividades, valorizamos a disseminação de informações relacionadas à Saúde, para que as pessoas tenham mais consciência sobre o funcionamento do seu corpo e, nesta esteira, mais autonomia sobre a sua condição física. Já vínhamos distribuindo gratuitamente, nos principais consultórios e clínicas do Estado, a revista TopMed Magazine, e agora ampliamos o investimento na geração de conteúdo de qualidade para a internet”, anuncia o presidente da empresa, dr. Adilson Bernardino. “É uma ação perfeitamente alinhada ao conceito do Mundo Saúde, que se propõe a multiplicar o contingente de pessoas que, na rotina do dia-a-dia, fazem questão de se cuidar, evitar riscos e prevenir doenças”, completa.

O novo Portal da TopMed traz testes e calculadoras, através dos quais o interessado pode avaliar de forma objetiva a sua condição de Saúde; dezenas de conteúdos para download, como wallpapers, podcasts e podvídeos com a palavra de especialistas; artigos, mitos & verdades, a localização das Academias da Saúde, que a população pode freqüentar gratuitamente em oito cidades catarinenses, os informativos da TopMed e o conteúdo da TopMed Magazine, na íntegra. “Além de visualizar a revista, a pessoa pode baixar toda a edição, o que facilita, por exemplo, a impressão de uma receita”, destaca Daniel Hildebrandt, Diretor Digital da Publish New Media, responsável pelo desenvolvimento do novo portal e pela presença da TopMed nas redes sociais.

DIA MUNDIAL DA SAÚDE

A cada ano, a Organização Mundial de Saúde elege um foco distinto para o Dia Mundial da Saúde. As “campanhas” mais recentes foram Trabalhando juntos pela Saúde, em 2006; Segurança sanitária internacional, em 2007; Protegendo a Saúde contra as mudanças climáticas, em 2008; Segurança nas emergências hospitalares, em 2009; e Saúde e urbanização, em 2010. Este ano, a ação da OMS envolve Resistência antimicrobiana: sem ação hoje, sem cura amanhã.

POSTURA NAS ACADEMIAS:

– Fazer exercícios deve proporcionar prazer. Não encare o “treino” como um desafio a ser vencido nem tente acompanhar colegas mais treinados.
– No Verão, dê preferência a roupas leves, que permitam a transpiração e a evaporação do suor. Evite tecidos que não respiram, como o nylon. Isso pode fazer com que o sangue chegue muito quente ao cérebro.
– Nunca pare de repente. Diminuo o ritmo dos exercícios gradualmente, para desacelerar aos poucos o batimento cardíaco.
– Pratique exercícios ao menos três vezes por semana. Faça da atividade física um hábito.
– Cerca de 60% do corpo humano é constituído por líquidos. Por isso, hidrate-se antes, durante e após a atividade física, para recompor o que é perdido através do suor.
– Na fase de adesão aos exercícios, é comum sentir desconforto muscular no dia seguinte. Faz parte do processo temporário de adaptação e não é motivo para desistência.
– Use filtro solar sempre que for praticar esportes ou exercícios ao ar livre.

PROMOÇÃO À SAÚDE É TENDÊNCIA MUNDIAL:

• No livro Repensando a Saúde, Estratégias para melhorar a qualidade e reduzir os custos, os autores Michael Porter, doutor de economia pela Universidade de Harvard, e Elizabeth Olmsted Teisberg, pós-doutora pela Universidade da Virginia que há mais de 10 anos se dedica a estudos sobre a assistência à Saúde, abordam inúmeras questões relacionadas à matemática da Saúde.
• Entre as convicções defendidas pela obra, está que a cada dólar investido em prevenção e gerenciamento de doenças crônicas, o retorno (economia) é de US$ 2,9.
• Um dos exemplos, da Blue Cross, aponta que no primeiro ano de ampliação do Plano, que passou a englobar 17 doenças que afetam entre 12 a 15% da população, houve uma redução de 14% nas internações hospitalares e de 18% nas consultas de emergência dos beneficiários.
• Em relação ao “grupo controle”, segundo os autores, as despesas foram reduzidas em US$ 500, por paciente, já nos primeiros 12 meses, o que comprova as vantagens financeiras de se investir na promoção à Saúde, e não apenas na assistência em casos de doença.
• No Brasil, a TopMed é uma das primeiras empresas a atuar neste mercado ainda pouco explorado, o de promoção à Saúde e prevenção às doenças. Entre os programas e serviços oferecidos pela TopMed, empresa com matriz em Florianópolis e atuação nacional, estão o Saúde em Dia, Pesquisa em Saúde, Oficinas da Saúde, Saúde 24h, Academias da Saúde e o Portal Minha Saúde.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img