17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Traço Cia de Teatro comemora 10 anos com vasta programação teatral

spot_img

Traço Cia de Teatro comemora 10 anos com vasta programação teatral

spot_imgspot_img

Data será celebrada com o projeto “Traço em Festa”, composto por uma série de atividades gratuitas, durante o mês de Agosto, em Florianópolis.

Levar o encanto e a magia do teatro e da palhaçaria ao alcance das pessoas. Este tem sido o principal objetivo da Traço Cia de Teatro, uma das principais companhias artísticas de Santa Catarina, e que em 2011 completa 10 anos de atuação. E nada melhor do que comemorar esta trajetória artística junto à população de Florianópolis com uma série de intervenções artísticas, realizadas gratuitamente, durante o mês de agosto.

A cada quarta-feira, um apresentação de espetáculos e intervenções serão realizadas pela Traço Cia de Teatro, relembrando alguns dos momentos que marcaram a companhia. No dia 03/08, a Ação Abraços Grátis será realizada na Rua Felipe Schmidt; O Espetáculo teatral As Três Irmãs será apresentado no dia 10/08, no Centro de Artes/UDESC; Já no dia 17/08, a Companhia apresenta o Show teatral Noite de Palhaços, no teatro da UFSC; Em 24/08, a intervenção (A)Gentes do Riso levará diversão para as UPAS e Policlínicas do Centro, Continente, Norte e Sul da Ilha. E para finalizar a programação, no dia 31/08 será apresentado o espetáculo Fulaninha e Dona Coisa, na Rua Felipe Shmidt, no Centro da Capital.

A Traço em Festa é uma realização da Traço Cia de Teatro. Com apoio do SESC; Departamento Artístico Cultural/Secarte – UFSC; Centro de Artes – UDESC; Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e Secretária Municipal de Saúde de Florianópolis.

Sobre a Traço Cia de Teatro

A Traço Cia. de Teatro foi criada em agosto de 2001, na cidade de Florianópolis/SC, reconhecida com utilidade pública municipal em 2008. Tem como principal linha de pesquisa a linguagem do Palhaço, do Teatro de Rua e da Comédia Popular, desenvolvendo uma linguagem própria pautada no encontro entre o ator e o espectador, na busca de estabelecer uma relação livre, direta e potencialmente transformadora.

Ao longo de sua história a Traço se manteve ativa e concebeu 06 espetáculos: Último DiaHoje (2001), Fulaninha e Dona Coisa (2002 – em repertório), O Chamado da Nota (2003), Conversa no Chafariz (2004), Mulher de Corpo em Cheiro (2005) e As Três Irmãs (2007 – em repertório). Também realiza a Mostra Traço de Bolso – o riso corre solto…, com edições anuais (2009 e 2010), levando espetáculos cômicos para comunidades da cidade. E, desenvolve o projeto (A)Gentes do Riso (2011), por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – FCFFC, levando a figura do “palhaço doutor” a interagir na rotina do Hospital Infantil Joana de Gusmão. A Traço ainda realiza atividades de formação na linguagem teatral, ministrando oficinas e cursos de curta duração.

Programação TRAÇO EM FESTA

03 de agosto de 2011 – 16h

O quê: Abraço Grátis

Local: Rua Felipe Schmidt – Centro

Palhaços oferecem abraços aos transeuntes com o objetivo de transformar e humanizar espaços públicos afetivamente. Ação inspirada no movimento social FREE HUGS (2004) do australiano Juann Mann.

10 de agosto de 2011 – 20h

O quê: Espetáculo teatral As Três Irmãs

Local: Espaço I – Centro de Artes/UDESC – Itacorubi

As irmãs Olga, Maria e Irina desejam retornar à cidade natal, expondo conflitos que se estabelecem entre o plano da vida material – o cotidiano da vida humana – e o plano espiritual – a eternidade. Direção de Marianne Consentino e texto adaptado do homônimo de Anton Tchekhov – 80 min.

17 de agosto de 2011 – 20h

O quê: Noite de Palhaços

Local: Teatro da UFSC – Trindade

Um show cômico formado por números de palhaços. A Traço Cia. de Teatro e convidados animarão a platéia em 60 minutos de festa e riso em uma apresentação inédita, especialmente elaborada para o evento.

24 de agosto de 2011 – manhã e tarde

O quê: (A)Gentes do Riso

Locais: UPAS e Policlínicas – Centro, Continente, Norte e Sul

Os Palhaços Doutores utilizam a arte da palhaçaria a serviço da alegria e bem estar, intervindo na rotina das unidades de saúde e humanizando os ambientes por meio do riso e da poesia. Vídeo de Apresentação: http://www.youtube.com/user/tracoteatro

31 de agosto de 2011 – 16h

O quê: Espetáculo teatral Fulaninha e Dona Coisa

Local: Rua Felipe Shmidt – Centro

As peripécias da relação entre uma empregada ingênua, Fulaninha, e sua patroa intolerante, Dona Coisa. Direção de Marianne Consentino e texto adaptado do homônimo de Noemi Marinho – 55 min.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img