21.8 C
fpolis
sábado, abril 27, 2024
Cinesystem

Transtorno Obsessivo-Compulsivo será debatido na Livrarias Catarinense

spot_img

Transtorno Obsessivo-Compulsivo será debatido na Livrarias Catarinense

spot_imgspot_img

O século das novas tecnologias também vem sendo conhecido como o século dos sintomas contemporâneos, ou seja, as doenças da modernidade, como o Transtorno Obsessivo-Compulsivo, conhecido também como TOC.

Esse assunto será debatido na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping no próximo dia 21 de maio a partir das 19 horas. O encontro será coordenado pelo psicanalista Yuri Disaró Amado.

Sob a denominação de Transtorno Obsessivo-Compulsivo entende-se as obsessões, pensamentos recorrentes, ou compulsões, comportamentos repetitivos, que atingem uma amplitude grande o bastante para começarem a causar sofrimento ou consumir o tempo da pessoa.

O paciente não perde, entretanto, o senso de realidade, e tais idéias são por ele vivenciadas como inconvenientes, estranhas ou absurdas, causando ansiedade, medo, ou desconforto acentuados.

“Os comportamentos repetitivos advêm da tentativa de aliviar estes sentimentos, bem como os pensamentos recorrentes que lhe geram incômodo. Incluem-se nesta classe, compulsões às compras, sexo, jogo, piromania, tique e tricotilomania (arrancar os cabelos), as alterações de percepção corporal como a Anorexia Nervosa, a Bulimia, a Vigorexia e a Hipocondria”, declarou Yuri.

Os rituais compulsivos mais comuns são: lavar as mãos ou tomar banho um número exagerado de vezes diárias, o que pode ocasionar lesões na pele; a repetição de ações de abrir/fechar, acender/apagar, geralmente estabelecida em um número ímpar específico de vezes; a conferência insistente da condição de algo (se uma porta está trancada, se o gás está fechado); a ordenação meticulosa ou alinhamento de objetos no ambiente.

Tais atitudes são freqüentemente verificadas nas brincadeiras de crianças, sem entretanto chegarem a adquirir a fixidez sintomática verificada no transtorno, e que neste momento, são reaproveitadas subjetivamente como instrumento de organização e desenvolvimento do raciocínio (como ter de andar apenas sobre o meio fio, ou dar a volta em todos os postes pelo caminho).

Apesar de os casos mais típicos do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) em geral não serem de difícil identificação, trata-se de um quadro que faz fronteira com vários outros transtornos mentais, o que pode dificultar o diagnóstico diferencial.

A palestra será realizada no próximo dia 21 de maio a partir das 19 horas na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping, Rua Bocaiúva, nº 2468, piso Joaquina, em Florianópolis. A entrada é gratuita. Mais informações: (48) 3271.6001.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img