A empresa Canasvieiras Transportes apresentou nesta quinta-feira, 15, três ônibus de modelo Viale BRT (sem catraca), que irão operar em linha direta entre os terminais de integração de Canasvieiras (TICAN) e do Centro (TICEN). As informações são da rádio CBN/Diário.
Os ônibus são articulados, com até 21 metros de comprimento, têm ar-condicionado central, poltronas confortáveis e custaram R$ 700 mil.
Segundo a empresa, a grande vantagem será a diminuição do tempo de viagem, graças à velocidade que o modelo consegue atingir. A duplicação completa da rodovia SC-401 foi um incentivo para o investimento.
O único problema para um desempenho 100%, segundo a empresa, será o trânsito na Avenida Beira-Mar Norte, que não possui vias exclusivas para ônibus. Pelos cálculos dos motoristas, o trajeto de 25 km entre os dois terminais, que poderia ser feito em 25 minutos, leva 45 por causa da Beira-mar.
Em Santa Catarina, Criciúma foi a cidade pioneira na utilização de ônibus do tipo BRT em vias exclusivas. Em seguida, Joinville e Blumenau também adotaram o sistema.