23.7 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Trilhas revelam lindas paisagens na Ilha da Magia

spot_img

Trilhas revelam lindas paisagens na Ilha da Magia

spot_imgspot_img

Floripa possui várias, uma mais deslumbrante que a outra

Use roupas e tênis confortáveis e iniciei o passeio de manhã cedo

Além de belíssimas praias, Florianópolis possui uma grande quantidade de trilhas espalhadas pelas várias regiões da cidade. Um prato cheio para os aventureiros. Muitos destes locais são paradisíacos, como a Lagoinha do Leste e Naufragados, no Sul da Ilha, e a Costa da Lagoa, no Leste. Aqui vão dicas para fazer essas trilhas!

Trilha da Costa da Lagoa

É possível chegar à Costa da lagoa de duas formas: de barco (parte do trapiche da Lagoa e custa bem barato) ou caminhando. As duas revelam paisagens belíssimas. A dica é fazer a trilha na ida e voltar de barco. A trilha começa no Canto dos Araçás. Você pode iniciar a caminhada a partir do Centrinho da Lagoa ou deixar seu veículo um pouco antes do seu início da trilha, no Canto dos Araçás, onde existe um estacionamento onde é possível deixar seu veículo em local seguro até a volta.

São alguns quilômetros de caminhada onde se descortinam as casas dos pescadores, casas coloniais preservadas e até ruínas de casas antigas. O caminho é tombado como patrimônio histórico e cultural e considerado área de preservação cultural. Depois de um período de caminhada, aos poucos a Lagoa começa a aparecer do lado direito da trilha. A trilha dura em média uma hora e meia, dependendo do ritmo dos aventureiros, e é considerada fácil, plana na maior parte do percurso, com pequenos aclives.

Já em terra, o visitante é contagiado pelo clima local, marcado pela vida tranqüila levada pelos moradores. Uma parada para um cenário inebriante: o encontro das águas da Lagoa com as de cor verde claro do entorno do Parque do Rio Vermelho, que de deslumbra à frente da Costa, cria um efeito que lembra as águas caribenhas. Seguindo mais alguns minutos, o visitante se depara com uma grande cachoeira. Local prefeito para uma parada para se refrescar. Para finalizar, um almoço num dos vários restaurantes locais.

Trilha da Lagoinha do Leste

O difícil acesso – só é possível chegar no local a pé ou de barco – fez com que a Lagoinha do Leste se mantenha preservada. O local é lindo. Além da praia, é possível se banhar na lagoa próxima ao costão esquerdo, que possui águas rasas e água quentinha.

A trilha pode ser feita a partir das praias Pântano do Sul ou Matadeiro, com a volta até o Pântano do Sul. Se a opção for a primeira, o ponto de partida é no final da Rodovia SC-406. Quem optar pelo transporte coletivo deve se dirigir ao Terminal do Rio Tavares e dali pegar o ônibus Pântano do Sul ou Costa de Dentro. A trilha possui cerca de dois quilômetros em aclive e é feita em cerca de 45 minutos, dependendo do ritmo.

Se a opção for a segunda, a saída acontece do costão direito da Praia do Matadeiro. O trecho é mais pesado que o do Pântano, porém mais bonita, e a volta é bem tranquila. A duração é de cerca de uma hora e meia, margeando os costões e com um visual incrível. A volta, seguindo outro caminho, até o Pântano dura em média 50 minutos.

Existe a opção de voltar de barco. No verão, os pescadores da região fazem o trabalho de transporte a partir da praia até o Pântano do Sul.

Trilha de Naufragados

A trilha de Naufragados, no Sul da Ilha, inicia-se na Caieira da Barra do Sul, depois do Ribeirão da Ilha. São cerca de três quilômetros de trilha que levam em média 50 minutos para serem percorridos. A trilha é fácil de percorrer, bem demarcada e leva até à praia, onde é possível dar um mergulho. No local funcionam alguns restaurantes que servem um cardápio à base de frutos do mar a valores bem acessíveis.

Para os mais aventureiros, a dica é fazer uma segunda trilha, que se inicia no costão esquerdo da praia e leva até o Farol. Lá existe um trapiche que permite uma perfeita visualização da Fortaleza de Araçatuba e de algumas praias de outros municípios de Santa Catarina.

Mais trilhas

Para os apaixonados por trilhas, aqui vai uma dica valiosa: o site Trilhas Br traz informações sobre diversas trilhas da capital catarinense e de municípios da região. O site contém informações sobre como chegar, grau de dificuldade da trilha e distância, entre outras. O internauta pode ainda visualizar fotos de vários trechos das trilhas.

Escolha uma trilha, convide os amigos, prepare a mochila e boa aventura!

Por Andréa Fischer

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img