15.9 C
fpolis
terça-feira, agosto 9, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

Trilhas: O Caminho do Monte Verde à Costa da Lagoa possui vista panorâmica da cidade

spot_imgspot_img

Trilhas: O Caminho do Monte Verde à Costa da Lagoa possui vista panorâmica da cidade

spot_imgspot_img

O percurso é longo e exige bom preparo físico.

Este caminho liga o bairro do Monte Verde à Costa da Lagoa da Conceição, iniciando na Servidão Olga Lacerda, no Monte Verde. A trilha percorre áreas de Floresta Atlântica em regeneração (capoeirão) até uma casa de pedra e um sítio, a cerca de 200 metros de altitude.

A partir do trecho mencionado, o caminho passa a ser largo e sinuoso, percorrendo áreas de capoeirão até uma pastagem próxima à cumeeira, entre os morros Manoel Lacerda e das Canelas, mais ao sul.

Deste ponto em diante o caminho torna-se mais estreito e fechado em um trecho que percorre áreas de Floresta Atlântica (secundária), contornando o Morro Manoel Lacerda em direção à parte mais baixa da cumeeira.

Na vertente da Costa da Lagoa percorre áreas de capoeirão e capoeira próximas à cumeeira, com áreas de capoeirinha em locais de antigas plantações, até cruzar uma cachoeira e uma represa, alcançando em seguida o caminho que percorre a Costa da Lagoa em frente ao restaurante “Dona Zinha”, às margens da Lagoa da Conceição.

SAIBA MAIS

• Atrações da paisagem: vista panorâmica da cidade, da Baía Norte e da Lagoa da Conceição; cachoeira, riachos.
• Extensão em metros: 4.796
• Tempo de percurso: 2 horas e 30 minutos.
• Grau de dificuldade: radical – caminhada em trecho com exposição à altura; uso de apoio e equipamento no trecho que cruza a Cachoeira da Costa; caminhada com desníveis acentuados; exige esforço; longo percurso.
• Preparo físico: apurado.
• Orientação: média – exige atenção em alguns pontos e experiência básica; risco moderado de se perder.
• Tipo de terreno: na vertente do Monte Verde, o caminho percorre um trecho coberto por raízes de capoeirão na Mata Atlântica, em regeneração, em áreas de alta declividade. O caminho é geralmente de terra batida, com trechos argilosos (argila branca) próximos às nascentes dos córregos.
• Linha de ônibus: pegar a linha Monte Verde (nº 168 da empresa Transol). Na Costa, uma linha de barcos faz o percurso até o Porto da Lagoa, por onde passam as linhas de ônibus da Barra da Lagoa (nº 360 da empresa Transol) ou Lagoa da Conceição (nº 330 da empresa Transol) em direção ao centro da cidade.
• Fontes de água: 4 córregos em 6 pontos da travessia.
• Graduação para bicicletas: radical – poucos trechos para montar, alto risco de queda.

Fonte: ZEFERINO, Augusto Cesar e outros. Caminhos e Trilhas de Florianópolis. Florianópolis: IPUF; 2001.

spot_img

Leia mais