21.5 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Tudo sobre o Desfile Oficial das Escolas de Samba de Florianópolis

spot_img

Tudo sobre o Desfile Oficial das Escolas de Samba de Florianópolis

spot_imgspot_img

Dia 13 de fevereiro, a partir das 20:30, acontece na Passarela Nego Quirido um grande espetáculo, com o Desfile Oficial das Escolas de Samba da Capital. Cinco escolas concorrerão ao título de Campeã do Carnaval da Alegria 2010.

A festa começa às 20:30, com a apresentação da Escola de Samba “Amor à Terceira Idade”, coordenada pela Gerência do Idoso da Secretaria Municipal de Assistência Social. 3.000 senhores e senhoras desfilarão na Passarela. A novidade deste Carnaval é a participação de 200 cadeirantes, através de uma parceira firmada com a AFLODEF (Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos). Este é o terceiro ano que a escola participa do Desfile das escolas de samba. Em 2008, a escola desfilou com apenas 600 integrantes. Já no ano passado, 2.300 idosos desfilaram na Passarela Nego Quirido. O enredo de 2010 tem com tema “Etnias Catarineneses – Um Mosaico Cultural”. O compositor do samba é o Cesinha do Copa Lord.

ORDEM DOS DESFILES

Após a apresentação da Corte começa oficialmente o Desfile das Escolas de Samba da Capital. Abrindo as apresentações, das 22 às 23:20, vem o Grêmio Recreativo e Escola de Samba Consulado com o enredo “Guerreiros Vermelhos – Heróis a Serviço da Vida”, uma homenagem ao Corpo de Bombeiros. A escola vem com 3.000 componentes, cinco carros alegóricos, um quadripé, 25 alas (duas coreografadas), e sua bateria, conhecida como “Ordinária”, vem como 170 ritmistas.

Das 23:35 às 00:55 é a vez da União da Ilha da Magia. A escola trás o enredo “A Magia dos Deuses”, falando sobre misticismo, encantamento e adoração que foram perpetuados pelas civilizações. A agremiação utiliza seu símbolo maior, a Gaivota Real para contar esta história, fazendo uma viagem sagrada em busca de bênçãos e mistérios. “Nessa viagem, não há futuro e nem presente. Que o destino esteja ausente e que os Deuses venham brincar no Carnaval, gerando paz e alegria e abençoando todos na Ilha da Magia”. A escola vem com 2.500 componentes, 25 alas, 5 carros alegóricos, e sua bateria, conhecida como “Tribuzana do Ritmo”, vem como 150 ritmistas.

A próxima escola a desfilar, das 01:10 às 02:30, é Os Protegidos da Princesa. A escola apresenta o enredo “Um grito em favor da vida, energia renovável é a terra preservada”. A escola falará sobre a história da Energia, do Big Bang ao nascimento de uma nova sociedade em harmonia com a natureza. A agremiação vem com 2.500 componentes, 24 alas, quatro carros alegóricos e sua bateria, conhecida como “Furiosa”, vem com 175 ritmistas.

Das 02:45 às 04:05 é a vez da Embaixada Copa Lord. A escola trás o enredo “Marrakech… o fantástico mundo mágico na terra do sol poente”, falando sobre as maravilhas que a cidade possui, seus encantos e história. A escola vem com 2.700 componentes, 25 alas, quatro carros alegóricos e sua bateria, conhecida como “Guerreira”, vem com 180 ritmistas.

Encerrando o desfile, das 04:20 às 05:40, a escola Unidos da Coloninha que apresenta o enredo “África: do berço do mundo ao grande cenário do futebol!”, falando das características culturais deste continente até a realização da Copa do Mundo. A agremiação vem com 2.700 componentes, 24 alas, quatro carros alegóricos e sua bateria, conhecida como “Swing do Continente”, vem com 150 ritmistas.

NOVIDADES

Pela primeira vez na história do Carnaval da cidade, os destaques, baianas e Mestres Sala e Porta Bandeiras terão um acesso exclusivo à concentração, localizado ao lado da Escolinha do DETRAN próximo ao local onde estão os carros alegóricos.

As escolas também ganharam mais estrutura para organizar seus carros alegóricos. Além do espaço dividido por escola, no estacionamento ao lado do CENTROSUL, as agremiações ganharam pela primeira vez chuveiros para seus profissionais, sanitários e lixeiras exclusivas, buscando dar mais conforto às pessoas que trabalham na montagem dos carros.

Por Paulo Luis Cordeiro

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img