Mais uma temporada de alta para o turismo se aproxima e a Livrarias Catarinense traz para seus clientes o tema serviços turísticos, com o lançamento do livro Serviços Turísticos: empreendendo em qualidade de vida, de Maurício Iost Guimarães, Édis Mafra Lapolli e Glayco Michels, no dia 11 de outubro.
“Há muito que o homem deixa seu local de origem e sai em busca de algo novo, novos horizontes, novas perspectivas, motivados por diferentes expectativas e desejos. No entanto, os estudos e pesquisas relacionados aos fatores influenciadores na qualidade de vida dos turistas, considerando sua experiência emocional em períodos de férias ainda é incipiente”, afirma Maurício.
O livro tem como foco profissionais, pesquisadores e para o público em geral, pessoas dispostas a embarcar numa agradável leitura pelo mundo do turismo, empreendedorismo, qualidade de vida e estresse, os quais são influenciados pela qualidade na prestação de serviços.
“Nesta obra, qualidade de vida trata da experiência emocional da pessoa com a atividade turística, no momento em que muitas mudanças sociais e tecnológicas se instalam de forma intensa e acelerada. Aborda os efeitos desta realidade no bem-estar da pessoa do ponto de vista emocional, enfocando as consequências do turismo sobre a pessoa e seus efeitos nos resultados da viagem”, comenta Guimarães.
O estudo do turismo por meio do lazer, pelo seu aspecto interdisciplinar, passa a exercer um papel muito importante no processo de transformação em que o homem se encontra. “Não restam dúvidas que para combater o estresse se faz necessário uma atividade prazerosa, onde o lazer e a qualidade de vida se acrescentam com inigualável potencial para a promoção da saúde e que permita ao indivíduo “repor suas energias” e através do planejamento turístico pode-se possibilitar que este lazer ocorra com sucesso”, afirma Édis.
Em suas pesquisas os autores constataram que existem vários fatores que levam a questionar sobre a qualidade de vida quando se viaja: centros turísticos mal organizados, excesso de horários a serem cumpridos em pacotes de viagem, horas de trânsito engarrafado, filas em aeroportos e restaurantes, perda de bagagem, higiene nos hotéis, entre outros.
Sobre o evento
Serviços Turísticos: Empreendendo em Qualidade de Vida (Ed. Pandion, 120 pág; R$ 25,00) será lançado no próximo dia 11 de outubro às 19h30, na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping, Rua Bocaiúva, nº 2468, piso Joaquina, em Florianópolis. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone (48) 3271.6030.