25.9 C
fpolis
quarta-feira, dezembro 1, 2021
cinesytem

Turismo planejado

spot_imgspot_img

Turismo planejado

spot_img

Artigo escrito por Joseli de Almeida Cintra, Presidente do Florianópolis Convention & Visitors Bureau (DC, 23/06/2010)

O Brasil firma-se como um dos grandes destinos turísticos mundiais. O setor colhe resultados concretos, consequência de investimentos e políticas públicas focadas no seu desenvolvimento. A notícia de que o país permanece na sétima posição entre os principais destinos turísticos de eventos internacionais no ranking da International Congress and Convention Association (ICCA) é prova de que vive uma fase próspera de amadurecimento e perspectivas de longo prazo. No Estado, o recém-lançado Plano Catarina contempla a base e exibe mapeamento completo das deficiências, ao mesmo tempo em que valoriza e potencializa a criação de produtos turísticos competitivos, compatíveis com o perfil social, geográfico e de comportamento. A marca Santa Catarina alinha-se à tendência de desejo do turismo mundial, agregando conceito e atrativos autorais.

Florianópolis caminha com passos firmes rumo a um futuro próspero. A sazonalidade já não assusta. O turismo ampliou sua presença na economia local o ano inteiro. Diluiu-se a dependência da alta temporada. Hoje, a Capital catarinense desponta como umas das preferidas para a realização de eventos no país. Segundo dados do ICCA, Florianópolis é a quarta cidade que mais recebeu eventos internacionais entre os municípios brasileiros no ano de 2009. Algumas ações contribuem para este saldo positivo.

A atuação de entidades comprometidas com o desenvolvimento do setor impulsiona o crescimento perceptível. O trabalho dos Convention & Visitors Bureaux é de extrema importância e se insere dentro da estrutura organizacional e competitiva da atividade.

O perfil e impacto econômico dos eventos realizados na Capital já começam a ser traçados de forma responsável. Por meio de convênio com a Fundação Getúlio Vargas, o Convention & Visitors Bureau encomendou a primeira pesquisa sobre o assunto. O objetivo é reunir dados detalhados do turista de evento. Os resultados serão apresentados em 2011. Com base nos indicadores, ações serão direcionadas no sentido de aprimorar a qualidade dos produtos e serviços.

spot_img
spot_img