20.6 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Udesc comemora 30 anos de fundação do Ceart com semana cultural gratuita

spot_img

Udesc comemora 30 anos de fundação do Ceart com semana cultural gratuita

spot_imgspot_img

Começa nesta segunda-feira, 9, e vai até 15 de novembro a semana comemorativa dos 30 anos do Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A programação iniciará oficialmente às 19h30, com a cerimônia de abertura e homenagens no Auditório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). Ao longo da semana, a Udesc levará gratuitamente, para diversos espaços culturais da cidade, uma programação com atividades como apresentações teatrais, musicais, desfile de moda e exposições. Confira aqui a programação completa. 

A programação inclui encenações de montagens originadas na Udesc, como Assemblage, Preto-à-Porter, $em VinténS, BadenBaden, Rasgue minhas cartas e Ignorãça; concerto de professores do Departamento de Música e concerto do grupo Musicâmara Ceart; exposições de Artes Visuais, Design, Moda e Teatro; mostra de vídeos sobre arte africana contemporânea; lançamentos e relançamento de livros e revistas; feira de publicações e artistas; e o OCTA Fahion 2015, desfile que é considerado o maior evento acadêmico de Moda do Brasil.

As atividades são gratuitas e os ingressos para espetáculos teatrais e concertos musicais serão distribuídos no local uma hora antes de cada apresentação.

Sobre o centro

O Centro de Artes da Udesc foi implantado oficialmente em 11 de dezembro de 1985, por meio de portaria assinada pelo então reitor Lauro Ribas Zimmer. Nos seus 30 anos, estruturou-se no ensino, na pesquisa e na extensão, tornando-se reconhecido nacionalmente pela sua excelência acadêmica.

Atualmente, tem cursos de graduação em Artes Visuais, Design, Moda, Música e Teatro e cursos de pós-graduação em Artes (mestrado profissional), Artes Visuais (mestrado e doutorado), Design (mestrado), Música (mestrado) e Teatro (mestrado e doutorado), reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC).

Além dos cursos regulares, o centro apresenta uma significativa atuação na área de extensão, com diversas atividades oferecidas gratuitamente à comunidade. Com 1126 alunos de graduação, o centro conta com um corpo docente altamente capacitado – 78,5% dos professores efetivos são doutores e 17,3% são mestres –, formando profissionais qualificados e reconhecidos em suas áreas de atuação. Fundamental no desenvolvimento da arte e cultura em Santa Catarina, a Udesc Ceart fomenta a cada dia o cenário cultural, artístico, de Design e Moda catarinense.

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img