21.5 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Udesc fará apresentações gratuitas em Florianópolis para comemorar Dia Internacional da Dança

spot_img

Udesc fará apresentações gratuitas em Florianópolis para comemorar Dia Internacional da Dança

spot_imgspot_img

Para comemorar o Dia Internacional da Dança, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promoverá na sexta-feira, 29, duas apresentações gratuitas abertas a toda a comunidade, a partir das 12h, no pátio central do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), localizado no Bairro Coqueiros, em Florianópolis. As informações são da assessoria de imprensa da Udesc. 

O Grupo de Dança da Udesc Cefid exibirá o estilo contemporâneo, que inclui a conscientização do corpo e do movimento e dá liberdade aos coreógrafos e bailarinos para construir as próprias danças. Já o bailarino Gleyson Pinheiro, que já venceu os prêmios Internacional de Hip Hop, em Curitiba, e Desterro, em Florianópolis, mostrará suas coreografias.

Dança para promover saúde

A iniciativa é do programa de extensão Ritmo e Movimento, da Udesc Cefid, que promove o exercício como atividade de inclusão social, educação e saúde, além de oferecer projetos a públicos específicos, como mulheres com câncer de mama, pacientes com Parkinson e moradores de rua.

Segundo a coordenadora do Ritmo e Movimento, professora Adriana Guimarães, a proposta do evento é relembrar que a dança faz parte da promoção da saúde como atividade física. "Queremos que as pessoas busquem a dança pelo prazer do movimento", ressalta.

História

O Dia Internacional da Dança é celebrado em 29 de abril desde 1982 para conscientizar a população sobre a importância da dança e incentivar os governos a criarem políticas públicas na área.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) estabeleceu a data para homenagear o francês Jean-Georges Noverre, bailarino que se destacou por atribuir expressividade à dança, por meio de simplificação dos passos e sutileza de movimentos.  

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img