spot_imgspot_img
Florianópolis, 1 novembro 2024

Udesc oferece fisioterapia gratuita para pessoas submetidas a transplantes e outras cirurgias

SaúdeUdesc oferece fisioterapia gratuita para pessoas submetidas a transplantes e outras cirurgias
spot_img

Jovens das periferias de Florianópolis se transformam em jornalistas

Projeto ministrado pela Associação Portal Catarinas e apoiado pela...

Fundação Cultural BADESC abre inscrições gratuitas para Edital 2025

Quatro projetos serão selecionados para integrar o calendário expositivo...

Último Encontro de ideias de 2024 da ADVB/SC teve como convidado Décio da Silva, presidente da WEG

Evento contou com quase 400  inscritos, reunindo também representantes...
spot_img

Compartilhe

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) oferece gratuitamente atendimento na área de fisioterapia para pacientes de cirurgias de grande porte, como transplantes de órgãos e gastroplastias redutoras (redução de estômago para pessoas com obesidade mórbida). O atendimento é uma ação do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), unidade da Udesc no Bairro Coqueiros, em Florianópolis. Mais informações sobre formas de como participar da iniciativa podem ser solicitadas pelo telefone: (48) 3321-8610. As informações são da Assessoria de Imprensa do Governo do Estado.

O Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão em Fisioterapia Pré e Pós-operatória de Cirurgias de Grande Porte (Prepara), que oferece o atendimento, é um programa de extensão da Udesc Cefid, coordenado pelo professor doutor Darlan Laurício Matte. Além de proporcionar atendimento gratuito aos pacientes, o programa Prepara mantém ações de capacitação para estudantes e profissionais de fisioterapia nessa área. A equipe do programa inclui professores e estudantes do curso de graduação em Fisioterapia da Udesc Cefid, além de profissionais de saúde de outras áreas, por meio de parcerias.

Minimizando riscos

Toda cirurgia de grande porte é um procedimento que oferece riscos ao paciente. Nas cirurgias eletivas (que não têm caráter de emergência), alguns desses riscos podem ser minimizados com preparo pré-operatório. Após a cirurgia, o atendimento tem o objetivo melhorar os resultados da recuperação e da reabilitação. Os pacientes atendidos pelo programa Prepara são encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Eles são atendidos por uma equipe que, além de fisioterapeutas, inclui enfermeiros, médicos, nutricionistas e psicólogos e fisioterapeuta. Esse atendimento multiprofissional é importante para a recuperação do paciente.