18.7 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Udesc realiza ações de combate ao coronavírus em todas as unidades do Estado

spot_img

Udesc realiza ações de combate ao coronavírus em todas as unidades do Estado

spot_imgspot_img

Em todas as regiões catarinenses, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) tem contribuído com ações para combater o contágio do novo coronavírus. São atividades vinculadas ao ensino, à pesquisa e à extensão, entre outras, que vão ao encontro de ajudar o poder público e a comunidade a enfrentar a crise. As medidas vão desde a fabricação de álcool em gel, o uso de impressoras 3D para confecção de máscaras de oxigênio, além da elaboração de materiais educativos sobre a doença para crianças.

Nesta segunda-feira, 23, a Udesc lançou um formulário online voltado à comunidade acadêmica para reunir e concentrar as ações que impactam direta e indiretamente na contenção do contágio do novo coronavírus em Santa Catarina. O formulário é voltado a professores, técnicos e alunos, e pode ser acessado na internet. Assim, todos os centros de ensino poderão registrar as suas ações de combate ao problema, para posterior divulgação pelos canais de comunicação oficiais da universidade.

A Udesc já colocou à disposição os equipamentos de pesquisa utilizados em todas as unidades para auxiliar o Governo do Estado no combate à pandemia, por meio de comunicado oficial à Secretaria de Estado de Saúde. Assim como os recursos que sejam necessários para utilização dos equipamentos. Isso inclui uma mobilização de professores e pesquisadores da universidade, tanto da graduação como da pós-graduação, para implementar ações.

Paralelamente, o reitor Marcus Tomasi também entrou em contato com o secretário da Casa Civil de SC, Douglas Borba, para colocar à disposição os prédios da Reitoria e dos centros de ensino da Udesc, além do novo imóvel adquirido pela universidade no bairro Itacorubi, antes pertencente à Oi S/A, para ações necessárias contra o coronavírus.

Professores que fazem parte do Grupo Coordenador em Gestão de Riscos e Desastres (Ceped), da Udesc, também já estão trabalhando junto à Defesa Civil de Santa Catarina para contribuir com os profissionais da área.

As atividades contra o novo coronavírus na Udesc serão coordenadas pelo vice-reitor eleito, Luiz Coelho, que tomará posse junto com o reitor eleito, Dilmar Baretta, no início de abril.

Fabricação de álcool em gel e outras ações

Na Udesc Joinville, professores da área de Química encomendaram mil litros de álcool absoluto para dilulir para a concentração 70%, recomendada para higienização contra o novo coronavírus. Após fazer a transformação, o material será doado à Defesa Civil. Os professores da Udesc Joinville também trabalham na modelagem do crescimento da pandemia no Brasil em Santa Catarina, com base em análises matemáticas e estatísticas. O objetivo é contribuir com as autoridades de saúde na projeção dos números e evolução do doença, para ajudar no planejamento de ações. 

Na Udesc Lages, um grupo de professores de bioquímica também está fabricando álcool gel para doação à asilos da cidade. Também em Lages e nas unidades de Florianópolis, foram disponibilizadas impressoras 3D para fabricação de válvulas hospitalares e respiradores para unidades de saúde. A Udesc Lages também doou máscaras para enfermeiras que atuam na atenção básica à saúde no município de Lages. Da mesma forma, a Udesc Cefid doou seu estoque de luvas e máscaras para hospitais da Grande Florianópolis.

Em Florianópolis, profissionais que atuam nas academias da Udesc estão criando um programa de exercícios voltado a servidores e população em geral para enfrentar a quarentena. 

Pluriversidade também está realizado palestras com profissionais de saúde sobre melhorar a imunidade, entre outros assuntos que interessam a população.

Ação para animar crianças durante a quarentena

O programa de extensão Esag Kids, da Udesc Esag, lançou uma ação para motivar as crianças que estão em casa por conta da suspensão das aulas em razão da epidemia de Covid-19. A história em quadrinhos “Diário de uma pipa em quarentena” está sendo distribuída por meio dos canais do Esag Kids nas mídias sociais.

O “Diário”, que está na primeira semana, está sendo publicado diariamente no Instagram (@esagkids) e semanalmente no Facebook (/esagkids).  Também está disponível no site do Esag Kids (esagkids.com.br), inclusive para download em arquivo PDF para impressão ou distribuição por outros meios.

O material, incluindo texto e ilustrações, é produzido pelo professor Eduardo Jara, coordenador do Esag Kids. “É uma ação para trazer bons pensamentos e reflexões nestes dias de quarentena”, explica Jara. “Acredito que trazer bons pensamentos e, eventualmente, fazer alguém sorrir, possa ser a minha forma de contribuir neste momento difícil”.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img