fique por dentro de floripa

- Educação - Udesc recebe comitiva da Universidade de Bologna para interação com ecossistema local de inovação

02.07.2019

Udesc recebe comitiva da Universidade de Bologna para interação com ecossistema local de inovação

02.07.2019
Udesc recebe comitiva da Universidade de Bologna para interação com ecossistema local de inovação
Foto: Carlito Costa/Ascom/Udesc Esag

Rosa Grimaldi, pró-reitora de Empreendedorismo falará na  Acate sobre ensino superior, empreendedorismo e inovação
 
Uma comitiva da Universidade de Bologna, Itália (Unibo) está em Santa Catarina para uma semana de intercâmbio com pesquisadores e empresários dos ecossistemas de inovação de Florianópolis e Joinville, a convite da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A missão Unibo-Udesc é resultado de parcerias já em curso entre as duas instituições na área de inovação, por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc.

Fazem parte da comitiva de Bologna os professores Rosa Grimaldi (pró-reitora de Empreendedorismo e Relações com Empresas), Alessandro Grandi (presidente da incubadora Almacube), Giuseppe Conti (diretor do Departamento de Relação Industrial e Transferência de Tecnologia) e Antonio Corradi (chefe do Departamento de Engenharia e Computação e responsável pelas cooperações científicas entre a Udesc e Unibo).

As parcerias já em curso entre as duas instituições incluem dois projetos do Laboratório de Tecnologias de Gestão (LabGes) da Udesc Esag.  Um deles é ParticipAct, que explora os recursos de crowdsensing, crowdsoucing e big data para melhorar a gestão pública. O outro é o Joint Lab on Big Data for Industry 4.0, uma experiência internacional de reunir virtualmente instituições de ensino e empresas para chegar a soluções tecnológicas para a indústria 4.0.

Programação

O intercâmbio dos italianos com os polos de tecnologia e inovação de Santa Catarina envolve uma parceria das duas universidades com outras instituições locais: Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras (Fundação Certi)Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de SC (Fapesc)Associação Catarinense de Tecnologia (Acate)Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc)Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc)Sapiens ParqueFederação das Indústrias do Estado (Fiesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Nesta segunda-feira, 1º, pela manhã, os pesquisadores italianos foram recebidos pelo reitor da Udesc, Marcus Tomasi, no Plenarinho da Reitoria, em Florianópolis, onde interagiram também com pesquisadores e gestores dos centros da universidade. À tarde, conheceram o Sapiens Parque, também na Capital, onde tiveram uma apresentação sobre o ecossistema de inovação local. Ainda no Sapiens Parque, visitaram a sede da empresa Softplan e as unidades da Fundação Certi e do Senai.

Nesta terça-feira, 2, a programação continua com uma visita ao polo de inovação de Joinville, onde os italianos conhecem Agora Tech Park e o Perini Business Park além de visitação a empresas. Na quarta-feira, 3, de volta a Florianópolis, a comitiva retoma o contato com o ecossistema de inovação da Capital, com visitas à Ufsc, Fapesc, Celta e Acate. Na quarta-feira, 3, a programação se encerra com encontros na Fiesc e em espaços voltados à inovação no centro de Florianópolis.

Universidade, empreendedorismo e inovação

Na Acate, na tarde de quarta-feira, a professora Rosa Grimaldi fará uma palestra sobre o papel do ensino superior na promoção do empreendedorismo e da inovação. Ela também contará a experiência da Unibo. É uma oportunidade para pesquisadores, gestores universitários e empresários de Santa Catarina trocarem informações e aprimorarem as relações entre mercado e universidade. O evento é para convidados.

Mais informações podem ser obtidas com o Laboratório de Tecnologias de Gestão (LabGes) da Udesc Esag.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Escolas particulares sensibilizam deputados para urgente solução da crise

07.08.2020

Escolas particulares sensibilizam deputados para urgente solução da crise

Programa sobre finanças pessoais da Junior Achievement será oferecido às escolas da rede estadual pelo Governo de SC

04.08.2020

Programa sobre finanças pessoais da Junior Achievement será oferecido às escolas da rede estadual pelo Governo de SC

Abertas inscrições para Concurso Digital de Bolsas da pós-graduação UniSociesc

28.07.2020

Abertas inscrições para Concurso Digital de Bolsas da pós-graduação UniSociesc

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.