fique por dentro de floripa

- Eventos - Udesc sedia Encontro Internacional sobre Teatro de Animação

15.05.2019

Udesc sedia Encontro Internacional sobre Teatro de Animação

15.05.2019
Udesc sedia Encontro Internacional sobre Teatro de Animação
Foto: Espetáculo 'Habite-me' será apresentado no evento. Foto: Paulo Balardim

Convidados de 14 países e cerca de 300 pessoas estarão reunidas na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) nesta semana, de 15 a 20 de maio, para debater a formação no Teatro de Animação. O Centro de Artes (Ceart), em Florianópolis, será a sede do 3º Encontro Internacional sobre Formação no Teatro de Animação, realizado em suas primeiras edições na França e na Romênia.

Conferências, espetáculos, aulas práticas, apresentação de processos criativos e exposição de pesquisas estarão na programação, que reúne convidados do Brasil, Argentina, Bulgária, Canadá, Cuba, Estados Unidos, França, Índia, Israel, Itália, Polônia, Romênia, Rússia e Senegal.

Entre os espetáculos, a companhia senegalesa Djarama apresenta o espetáculo “Petit Bout de Bois”, o qual lança um olhar sobre as crianças de rua do Senegal; a Cia Teatro Lumbra, de Porto Alegre, realiza uma performance de teatro de sombras contemporâneo; a Cia Laica, de Curitiba, apresenta “Deserto de Pedras – War Children”, que se utiliza de várias linguagens e expressões artísticas para a dramaturgia-encenação; e Chico Simões, de Brasília, apresenta Teatro de Mamulengos (fantoches).

Durante o evento também ocorre a mostra 30 anos de Teatro Lambe-Lambe, com apresentações de 20 espetáculos de caixa de teatro de diversas regiões do país.

As inscrições para participação no Encontro já estão encerradas, contudo a Mostra de Teatro Lambe-Lambe ocorre abertamente na UdescCeart e os pôsteres de apresentação de trabalhos científicos estarão em exposição aberta no hall do Bloco Amarelo. Também haverá transmissão ao vivo das conferências pelo canal do Youtube do evento.

Sobre o evento

O evento surgiu como iniciativa da Comissão de Formação Profissional da Unima - Union International de la Marionnette (organização mundial reconhecida pela Unesco), em parceria com diversos artistas-pesquisadores e universidades distribuídas em todo o mundo, como um evento de pesquisa e compartilhamento sobre a arte da animação, suas especificidades no contexto contemporâneo e reflexão sobre suas pedagogias e filosofias de formação.

Depois de ter discutido em 2015 na França a definição de Teatro de Animação, e, em 2017 na Romênia a pedagogia e as ligações entre teatro tradicional e contemporâneo (com a participação de representantes de mais de 10 países), o terceiro encontro, é organizado pela Udesc (por meio do programa de extensão Formação Profissional no Teatro Catarinense) em parceria com a Comissão de Formação Profissional da Unima, em colaboração com outras universidades brasileiras.

“A Udesc é uma Universidade de referência para aqueles interessados em pesquisar sobre a animação, pois já em 1987, com a disciplina Laboratório de Pesquisa Dramática, sensibilizava-se com o ensino dos recursos dessa arte, abrindo possibilidades de experimentação e inclusão de novas formas de expressão cênica”, afirma o professor e coorPaulo Balardim. Hoje são três disciplinas práticas oferecidas no curso de Licenciatura em Teatro: Teatro de Máscaras, Teatro de Bonecos e Teatro de Sombras.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

HOJE2019 entra no calendário dos eventos de inovação e empreendedorismo de SC

20.05.2019

HOJE2019 entra no calendário dos eventos de inovação e empreendedorismo de SC

Udesc sedia Encontro Internacional sobre Teatro de Animação

15.05.2019

Udesc sedia Encontro Internacional sobre Teatro de Animação

Com inscrições gratuitas, Rally ERBS acontece no dia 18 de maio em Tijucas

10.05.2019

Com inscrições gratuitas, Rally ERBS acontece no dia 18 de maio em Tijucas

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.