20.6 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Udesc terá o primeiro curso de Mestrado Profissional em Design de Vestuário e Moda do Brasil

spot_img

Udesc terá o primeiro curso de Mestrado Profissional em Design de Vestuário e Moda do Brasil

spot_imgspot_img

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), aprovou o projeto de Mestrado Profissional em Design de Vestuário e Moda, que será oferecido pelo Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis.

O curso, que é o primeiro mestrado profissional em Design de Vestuário e Moda do Brasil, tem como objetivo a qualificação de profissionais de alto nível, comprometidos com a produção de conhecimento técnico-científico para a proposição de soluções inovadoras, firmadas em novas tecnologias e atentas aos princípios da economia criativa.

O curso tem como área de concentração "Moda e Tecnologia do Vestuário", sendo organizado em torno de duas linhas de pesquisa: “Moda e Sociedade” e “Design e Tecnologia do Vestuário”.

O projeto do curso foi aprovado em maio de 2015 pela Udesc, por meio da Resolução Nº 019/2015 do Conselho Universitário (Consuni), e agora, com a aprovação pela Capes a previsão, é de que o processo seletivo para a primeira turma ocorra no primeiro semestre de 2017.

“A Udesc tem sido de grande influência para a formação dos profissionais que trabalham nas indústrias têxteis e do vestuário e para o desenvolvimento da criatividade dos profissionais da indústria de moda. Com o mestrado, os alunos poderão aplicar o conhecimento produzido na universidade em empresas e em outras organizações voltadas para o setor. Para as empresas, é uma oportunidade de investimento em inovação e pesquisa aplicada junto à universidade”, afirma a professora Icléia Silveira, chefe do Departamento de Moda e presidente da comissão que desenvolveu o projeto do mestrado.

Abrangência nacional

O curso contribuirá para a produção do conhecimento científico e tecnológico aplicado, tanto no mercado de trabalho que desenvolva atividades produtivas, de gestão, de inovação no campo da moda, como também o exercício da docência no ensino superior.

Na graduação, a Udesc oferece o curso de Moda que está entre os mais conceituados do país, e que neste ano completou 20 anos. A universidade também já ofereceu, em 1991, o curso de especialização em “Desenho Industrial: Estilismo e Modelagem”, sendo o primeiro curso de especialização em Moda do país. Já nos anos 2000, ofereceu cinco edições do curso de especialização “Moda: criação e produção”.

Há cinco anos consecutivos, desde 2011, o curso de Moda da Udesc recebe o selo cinco estrelas pelo Guia do Estudante da editora Abril, e em 2015 foi avaliado pelo Conselho Estadual de Educação com nota 4,97 em uma escala de zero a cinco.

Anualmente a graduação em Moda realiza o Observatório de Culturas e Tendências Antecipadas – OCTA Fashion, considerado pela organização o maior evento de moda do Sul do país, reunindo um público de aproximadamente três mil pessoas.

Pós-Graduação na Udesc Ceart

O mestrado em Design de Vestuário e Moda soma, também, à oferta de cursos de pós-graduação da Udesc Ceart. São oferecidos gratuitamente cursos pós-graduação nas áreas de Artes (mestrado profissional), Artes Visuais (mestrado e doutorado), Design (mestrado), Música (mestrado) e Teatro (mestrado e doutorado).

“O curso de mestrado profissionalizante em Design de Vestuário e Moda completa a oferta de pós-graduação do Ceart. Ele nasce com um corpo docente experiente em desenvolver pesquisas e parcerias entre a Universidade e o mercado. Estamos confiantes que este curso contribuirá muito para o desenvolvimento teórico e para a pesquisa aplicada no setor têxtil de nosso estado”, afirma a diretora-geral da Udesc Ceart Gabriela Mager.

Com o novo mestrado, a Udesc totalizará 42 cursos de pós-graduação, sendo 30 mestrados e 12 doutorados.

Mais informações sobre o curso na secretaria do programa pelo telefone (48) 3664-8345, das 7h às 13h, ou pelo e-mail ppgmoda.udesc@gmail.com

As informações são da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado. 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img