24.3 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Udesc lança edital para primeiro mestrado de Design do Brasil na área da ergonomia

spot_img

Udesc lança edital para primeiro mestrado de Design do Brasil na área da ergonomia

spot_imgspot_img

Foi lançado nesta sexta-feira (1º), o edital de seleção para interessados em fazer parte da primeira turma de mestrado de Design da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O curso, que tem como área de concentração o campo da ergonomia, é inédito no Brasil. Ele é oferecido pelo Departamento de Design do Centro de Artes da Udesc (Ceart). As inscrições, que têm início nesta sexta, seguem até o dia 3 de junho.

No total, são oferecidas 10 vagas, destas, duas para candidatos estrangeiros aprovados pelo Programa de Estudantes Convênio de Pós-Graduação (PEC/PG) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ou estudantes de universidades conveniadas com a Udesc, com bolsa oriunda do país de origem. Caso essas vagas não sejam preenchidas por estudantes estrangeiros, serão completas pelos candidatos inscritos para as demais vagas.

Para fazer a inscrição o interessado deve pagar uma taxa de R$75,00. Após o pagamento ser efetuado, deve dirigir-se a Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Design (PPGDesign), no Ceart, que fica na Av. Madre Benvenuta, nº 1907, no bairro Itacorubi, em Florianópolis, munido de todos os documentos exigidos no edital. Além disso, o candidato pode fazer a inscrição via procuração ou Sedex, postado até o último dia do período de inscrições.

A lista dos documentos e demais informações sobre as inscrições podem ser adquiridas através do link http://www.ceart.udesc.br/noticias/2011-03-31_inscricao_mestrado_design.php.

Sobre o Curso

O mestrado em Design foi aprovado no mês de março e surge após 15 anos da implantação do curso de graduação em Design da Udesc – o primeiro em Santa Catarina. Para o coordenador do curso, professor Alexandre Amorim dos Reis, a criação dele corresponde ao compromisso da Udesc com o desenvolvimento científico e tecnológico de Santa Catarina e do Brasil.

De acordo com a avaliação dada pela Capes o fato do curso ser inédito no Brasil foi o ponto de maior relevância para a aprovação: “será o primeiro programa acadêmico focado em ergonomia na área do Design, ponto relevante, se considerarmos a necessidade de sedimentação da ergonomia na formação de pesquisadores de alto nível no país”.

O pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Udesc, Antonio Pereira de Souza, acrescenta a importância de ser mais um curso da instituição, que faz parte da verticalização do ensino da universidade, que é pública e gratuita. “Em quatro anos, de 2007 a 2011, a Udesc aumentou mais de 60% em cursos de pós-graduação, dando qualificação a diversos profissionais e ajudando na formação de recursos humanos nas várias áreas que a universidade oferece”, afirmou o pró-reitor. Em 2007, a universidade contava com 14 cursos de mestrado e apenas um doutorado. Atualmente, são
19 mestrados e cinco doutorados.

Linhas de pesquisa

O mestrado em Design da Udesc terá duração de dois anos e segue duas linhas de pesquisa no campo da ergonomia: a primeira voltada a interfaces e interações comunicacionais, que investiga a solução dos problemas relacionados aos artefatos baseados em novas tecnologias e busca a adequação, aperfeiçoamento e proposição de métodos e ferramentas para o aprimoramento da comunicação entre produtos e usuários.

Já a segunda linha, voltada a interfaces e interações físicas, investiga a solução dos problemas relacionados aos artefatos, também baseados em novas tecnologias e que busca a adequação, aperfeiçoamento e proposição de métodos e ferramentas para o desenvolvimento de produtos.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img