23.3 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Udesc organiza congresso internacional sobre desastres ambientais e sustentabilidade

spot_img

Udesc organiza congresso internacional sobre desastres ambientais e sustentabilidade

spot_imgspot_img

Com a finalidade de discutir os casos e estudos relacionados com alterações ambientais e os impactos causados pelos desastres naturais em diversas partes do mundo, A Udesc organiza de 15 a 19 de novembro, em Florianópolis, o II Workshop Internacional de Historia do Ambiente: Desastres Ambientais e Sustentabilidade, que reunirá 500 participantes brasileiros e estrangeiros e 17 pesquisadores de 12 países e três do Brasil. A programação prevê conferências plenárias e temáticas, mesas-redondas e visitas de campo em áreas de risco, entre elas o Morro do Baú, em Ilhota, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. O encontro, a ser realizado no Hotel Castelmar, será aberto pelo governador Raimundo Colombo e pelo reitor da Udesc, Sebastião Iberes Lopes melo.

O workshop objetiva também analisar o papel da história ambiental na prevenção e atendimento de desastres ambientais, construção de soluções mais sustentáveis de planejamento regional e urbano e ocupação do solo; discutir como os SIG – Sistemas de Informação Geográfica – e Sistemas Participativos de Informação Geográfica podem ajudar unindo história ambiental e planejamento territorial participativo; debater os principais paradigmas e metodologias da história ambiental e incrementar a base científica, técnica e empírica no âmbito da prevenção, enfrentamento e recuperação de desastres ambientais.

Todo o congresso será organizado pelo Departamento de Geografia do Centro de Ciências Humanas e da Educação – Faed, da Udesc; Mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental, do mesmo centro, e do Gceped – Grupo Coordenado de Estudos, Pesquisa e Desenvolvimento em Gestão de Riscos para Emergências e Desastres – , da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade. A coordenação geral será do professor visitante da Faed Mário Freitas e terá o auxílio dos professores Francisco Oliveira, também da Faed; Ângela Mendonça, de Portugal, e Rajan Chakrabarti, da Índia. O comitê científico é composto por 19 professores, dos quais três da Udesc.

A extensa programação prevê 18 conferências plenárias, com variados temas como o SIG e suas contribuições para a prevenção de desastres ambientais; história ambiental urbana, com relatos sobre o caso concreto de Bogotá; a participação popular na prevenção de desastres: lições retiradas da história dos trágicos deslizamentos do Morro do Baú, em 2008; alterações climáticas e enquadramento de uma tragédia climática na era digital. O congresso terá ainda mesas redondas e debates com a presença de especialistas internacionais, além de oficinas, que abordarão temas como o resgate de riscos urbanos, ministradas pela Ofda, agência americana de prevenção a desastres.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img