UFSC atinge a marca de 566 grupos de pesquisa certificados

GeralUFSC atinge a marca de 566 grupos de pesquisa certificados

Exposição Desejo de Flávia Fernandes abre em 1º de outubro na Fundação Cultural Badesc

Instalação “Desejo”, de Flávia Fernandes, abre em 1º/10 às 19h na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis; visitação gratuita até 25/11.

PIB The New College traz formação de CEOs e empreendedores a Florianópolis em 2027

PIB The New College abre unidade em Florianópolis no Hub Primavera (SC-401), com bacharelado em Administração a partir de fevereiro/2027 e 50 vagas na primeira turma.

MuyCinema 2026: cinema uruguaio e curtas catarinenses gratuitos no CIC de 30/09 a 03/10

8ª Mostra de Cinema Uruguaio – MuyCinema no CIC (Florianópolis), de 30/09 a 03/10, com longas uruguaios, curtas da MuySC e sessão infantil; entrada gratuita.

Orsegups e CASACOR SC firmam parceria de segurança para edição 2026 em Florianópolis

Orsegups opera segurança e asseio na CASACOR SC Florianópolis 2026, de 27/09 a 08/11 no Saco Grande, com vigilância, câmeras e reconhecimento facial.

Compartilhe

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) atingiu, na última semana, a marca de 566 grupos de pesquisa certificados no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP). Este é o maior número alcançado pela instituição desde a criação do Diretório, em 1993, e contempla as oito áreas de conhecimento. As informações são da Agecom.

As duas áreas com mais grupos cadastrados são Ciências Humanas, com 114, e Engenharias, com 111, seguidas pelas Ciências Sociais Aplicadas (94) e das Ciências da Saúde (73). As áreas com menos grupos certificados são Ciências Agrárias (36), Ciências Biológicas (41) e Ciências Exatas e da Terra (53).

Política de acompanhamento

A Propesq está desenvolvendo um trabalho sistemático de acompanhamento dos grupos de pesquisa com objetivo de garantir a sua atualização, agilizar a certificação e institucionalizar o DGP. Entre as medidas adotadas, estão a designação de uma servidora, Adriana Regina Costa Espíndola Kobiyama, para auxiliar o diretor de projetos a gerenciar o contato com os líderes e a criação de uma lista de e-mails para facilitar a comunicação com os coordenadores de grupos.

Atualmente, a UFSC tem 3.493 pesquisadores cadastrados em grupos certificados. Destes, 2.760 são doutores. Dos 566 grupos participam 5.920 estudantes e 468 técnicos. O total de linhas de pesquisa em desenvolvimento é de 2.389. Dos grupos certificados, 136 são considerados consolidados, por terem sido criados antes de 2004, 97 em consolidação, 27 em formação e, a maioria, 306, não estratificados. As engenharias são a área com mais grupos consolidados, com 42. Em relação ao último censo realizado em 2010, o número de grupos certificados aumentou em 42, com um crescimento de 8,17%. Em maio de 2012, o total de grupos atualizados no DGP do CNPq era de 263. No momento, somente 22 grupos certificados estão desatualizados e três em processo de avaliação para certificação. Em todos estes casos a Propesq está em contato com os líderes para resolver as pendências existentes.