21.5 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

UFSC é 66ª no ranking das melhores universidades dos países em desenvolvimento

spot_img

UFSC é 66ª no ranking das melhores universidades dos países em desenvolvimento

spot_imgspot_img

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está entre as 100 melhores universidades do BRICS – grupo de países em desenvolvimento que se destacam no cenário mundial, composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Isso é o que aponta a primeira edição do QS University Rankings: BRICS, uma lista baseada em oito indicadores de desempenho aplicados a instituições de ensino superior situadas nesses países de economias emergentes. Confira o ranking aqui. As informações são da Agecom.

O ranking 2013/2014 foi elaborado pela QS Quacquarelli Symonds University Rankings – organização internacional de pesquisa em educação, com a colaboração da agência de notícias russa Interfax –, e sua proposta é destacar pontos positivos das instituições e oferecer um mecanismo de comparação.

Oito critérios que abrangem pesquisa, empregabilidade, internacionalização e ensino foram estabelecidos após consulta a especialistas das regiões citadas. Eles refletem prioridades, potencialidades, conquistas e desafios do ensino superior nestes cinco países.

Há indicadores, baseados em opiniões de alunos, sobre as universidades de melhor desempenho em sua área, e na apreciação de empregadores sobre as instituições que preparam os melhores graduados. O número de funcionários com doutorado e a quantidade de trabalhos de pesquisa publicados são considerados no ranking, assim como a frequência com que os estudos da universidade são citados por outros pesquisadores. Percentuais de alunos e de professores advindos de outros países também são aspectos avaliados.

Ao todo, 17 instituições brasileiras constam da lista; a maioria é de grande porte e está localizada em capitais – a China saiu na frente, com 40 universidades classificadas.

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img