17.2 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

UFSC inaugura novo laboratório no Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica

spot_img

UFSC inaugura novo laboratório no Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica

spot_imgspot_img

O Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica (EEL) da UFSC passou a contar  na semana passada com novos equipamentos instalados no Laboratório de Máquinas Elétricas e Acionamentos Elétricos.

A WEG, uma das maiores fabricantes mundiais de equipamentos elétricos industriais, com sede em Jaraguá do Sul, produziu e doou as nove máquinas elétricas instaladas no laboratório. O maquinário é composto por três conjuntos iguais, cada um com três máquinas elétricas distintas que podem ser acopladas entre si para a realização de diferentes experiências. Além disso, foram doados também um conversor de frequência e um transdutor de torque para cada um dos conjuntos.

A vida útil das máquinas utilizadas pelos alunos em aulas práticas desde que o laboratório do curso foi criado, há mais de 40 anos, chegou ao fim em 2011, e os fabricantes dos antigos equipamentos não foram localizados. Um grupo de professores iniciou, então, os contatos com a empresa, que produziu os equipamentos de acordo com as especificidades relatadas. O espaço físico e as instalações elétricas foram adaptadas pelos técnicos da Universidade.

Cursos de Engenharia Elétrica no Brasil e no exterior utilizam diferentes estratégias para viabilizar as disciplinas práticas da área. Três abordagens principais foram avaliadas pelos professores do Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica: bancadas experimentais, fornecidas por empresas especializadas e constituídas por pequenos motores elétricos, softwares de simulação e máquinas reais, modificadas para ensino e experimentação. Esta última é a metodologia adotada no curso da UFSC. 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img