27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

UFSC vai sediar congresso internacional sobre interculturalidade

spot_img

UFSC vai sediar congresso internacional sobre interculturalidade

spot_imgspot_img

Pela primeira vez, a Association pour la Recherche Interculturelle (Aric) vai realizar um evento mundial no hemisfério sul, e a instituição escolhida como sede é a Universidade Federal de Santa Catarina. Está marcado para o período de 29 de junho a 3 de julho de 2009, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, o XII Congresso da Associação para a Pesquisa Intercultural , que deve reunir cerca de 1.300 pessoas de todos os continentes para discutir a interculturalidade e seus vínculos com a educação, a sustentabilidade, a mundialização, a política, a epistemologia, as identidades e as novas tecnologias.

Com o tema “Diálogos interculturais: descolonizar o saber e o poder”, o congresso tem o objetivo de ajudar a “construir outros mundos possíveis”, nos quais “os saberes e as ações superem as relações de subalternidade entre países, entre culturas e entre agentes sociais”. Dentro de sete eixos temáticos serão discutidos, por exemplo, a educação inclusiva, a biodiversidade, a cooperação internacional, os direitos humanos, os saberes fronteiriços, o empreendedorismo, as políticas públicas, a colonialidade e o governo eletrônico.

O atual presidente da Aric é o professor Reinaldo Matias Fleuri, do Centro de Educação da UFSC, eleito no último congresso, realizado em 2007 na Romênia. Ele também preside o Núcleo Mover (Educação Intercultural e Movimentos Sociais), do Centro de Educação (CED).

Eixos temáticos
Interculturalidade e Educação
Interculturalidade e Sustentabilidade
Interculturalidade e Globalização/Mundialização
Interculturalidade e Política
Interculturalidade e Epistemologia
Interculturalidade e Identidades
Interculturalidade e Novas Tecnologias

Mais informações podem ser obtidas no site www.aric2009.ufsc.br/ ou pelo telefone (48) 3721-8702, no CED/UFSC.

Por Paulo Clóvis Schmitz / Jornalista na Agecom

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img