19.9 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

UFSC orienta população no Largo da Alfândega sobre perigos de intoxicações

spot_img

UFSC orienta população no Largo da Alfândega sobre perigos de intoxicações

spot_imgspot_img

Agrotóxicos, metais e solventes, plantas tóxicas, animais peçonhentos, medicamentos, produtos para higienização e desinfecção domiciliar, como detergentes, alvejantes, ceras, produtos para tratamento de água para piscina, água sanitária, inseticidas, raticidas e repelentes estão entre as substâncias responsáveis pela maioria das intoxicações em Santa Catarina.

Em 2009 o Centro de Informações Toxicológicas (CIT/SC), que funciona junto ao Hospital Universitário da UFSC, atendeu 10.197 pedidos de informações. Desde 1984 o setor acumula 131.818 atendimentos. O trabalho realizado pelo setor será levado ao Centro de Florianópolis nos dias 19 e 20 de maio, quando a UFSC realizada edição itinerante de sua Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex). A tenda da UFSC será montada no Largo da Alfândega, com visitação aberta ao público entre 9h e 19h.

Durante o evento, a equipe do Centro de Informações Toxicológicas distribuirá material educativo e orientará sobre acidentes com animais peçonhentos, plantas tóxicas e intoxicações em geral. O público visitante também poderá observar animais peçonhentos de pequeno porte com lupas. Além disso, haverá exposição do acervo de animais venenosos do CIT.

O Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina (CIT/SC) mantém um serviço de plantão permanente durante 24 horas. O contato deve ser feito pelo telefone 0800-643-5252.

Na Sepex itinerante serão montados, 14 estandes para demonstração de projetos da UFSC sobre Mata Atlântica, plantas medicinais, povos indígenas, informações toxicológicas, língua brasileira de sinais, assistência jurídica, tecnologias de saneamento e atividades físicas oferecidas à comunidade, entre outros. A programação faz parte da agenda de comemoração dos 50 anos da UFSC. Na versão itinerante a Sepex tem apoio da Água Mineral Santa Rita.

Mais informações sobre o Centro de Informações Toxicológicas: (48) 3721-9083 / 0800-643-5252 (Ligação Gratuita 24h) / www.cit.sc.gov.br / cit@hu.ufsc.br

Por Arley Reis / Jornalista da Agecom

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img