13 C
fpolis
terça-feira, maio 17, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

UFSC permanece como primeira entre as federais brasileiras em ranking mundial

spot_img

UFSC permanece como primeira entre as federais brasileiras em ranking mundial

spot_imgspot_img

Em sua mais recente pesquisa, divulgada no mês de julho, desta vez com avaliação de 12 mil instituições, o Ranking Mundial de Universidades na Web (Webometrics) novamente traz a UFSC como primeira universidade federal entre as instituições brasileiras (377ª posição geral). A primeira instituição brasileira no ranking mundial é a USP (122ª colocação) e a segunda colocada é a Unicamp (239º lugar).

As três primeiras colocadas são a Harvard University, o Massachusetts Institute of Technology e a Stanford University, todas instituições norte-americanas (que marcam posição no ranking até a 21ª colocação). A primeira universidade europeia no levantamento é Cambridge, localizada na Inglaterra.

A pesquisa traz classificações por país e a top brasileira é a Universidade de São Paulo, seguida pela Universidade Estadual de Campinas e Universidade Federal de Santa Catarina. Entre as Top 200 no Ranking Latino-Americano, a Universidade Federal de Santa Catarina está classificada na sexta posição. A melhor nesta análise é a Universidade Nacional Autônoma do México.

O Webometrics é uma pesquisa realizada desde 2004 pelo Cybermetrics Lab, um grupo de pesquisa pertencente ao Conselho Superior de Investigações Científicas, ligado ao Ministério da Educação da Espanha. É publicada duas vezes por ano – janeiro e julho. O instituto monta o ranking a partir da análise das publicações eletrônicas nos sites das universidades. Para os organizadores, a presença de uma instituição de ensino e pesquisa na internet é um indicativo de sua excelência e de seu comprometimento com a disseminação do saber.

“Cabe ressaltar que os classificadores ou rankings utilizam diferentes bases de dados e critérios. Por esse motivo, a importância da classificação deve ser sempre contextualizada. O fato da UFSC ocupar o terceiro lugar no Webometrics reflete a divulgação da pesquisa e das atividades de pós-graduação aqui desenvolvidas, e que têm sido, sem dúvida alguma, de excelente nível”, avalia a pró-reitora de Pesquisa e Extensão da UFSC, professora Débora Peres Menezes.

Ela lembra que, em geral, classificações desse tipo geram polêmica e, às vezes, desconforto. “Mas são um excelente mecanismo de feedback da atuação das instituições em certas áreas”, complementa. Em sua opinião, a divulgação da UFSC como terceira colocada traz diferentes benefícios. “Ajuda a atrair excelentes alunos, impulsiona a instituição a continuar a fazer pesquisa de qualidade e a formar recursos humanos com potencial diferenciado, dando sequência a um ciclo virtuoso com o qual pesquisadores e estudantes têm muito a ganhar”.

Mais informações na UFSC:
– Professora Débora Peres Menezes / Pró-Reitora de Pesquisa e Extensão / Fone: 3721-9716 / E-mail: debora@reitoria.ufsc.br

Por Arley Reis / Jornalista da Agecom

Top 12.000 Universities
10 primeiras colocadas:
1 – Harvard University
2 – Massachusetts Institute of Technology
3 – Stanford University
4 – University of California Berkeley
5 – Cornell University
6 – University of Michigan
7 – University of Minnesota
8 – University of Washington
9 – University of Wisconsin Madison
10 – University of Texas Austin

Dados Webometrics:
Ranking de universidades do Brasil, julho 2010
10 primeiras colocadas:
122 – Universidade de São Paulo
239 – Universidade Estadual de Campinas
377 – Universidade Federal de Santa Catarina
386 – Universidade Federal do Rio de Janeiro
470 – Universidade Federal de Minas Gerais
544 – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
545 – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
573 – Universidade Federal Fluminense
638 – Universidade Federal do Rio Grande do Norte
678 – Universidade Federal do Paraná

Top 200 no Ranking Latino-Americano
10 primeiras colocadas
70 – Universidad Nacional Autônoma de México
122 – Universidade de São Paulo
99 – Universidad de Chile
239 – Universidade Estadual de Campinas
274 – Universidad de Buenos Aires
377 – Universidade Federal de Santa Catarina
386 – Universidade Federal do Rio de Janeiro
460 – Tecnológico de Monterrey
470 – Universidade Federal de Minas Gerais
521 – Universidad Nacional de Colombia

spot_img