23.9 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

UFSC promove Astronomia na Calçada com observação da Lua neste final de semana

spot_img

UFSC promove Astronomia na Calçada com observação da Lua neste final de semana

spot_imgspot_img

O Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) da UFSC promove nos dias 21, 22 e 23 de maio a Astronomia na Calçada. O evento ocorrerá das 19h às 20h30, antes da apresentação da peça “As Luas de Galileu Galilei”, que estará em cartaz no Teatro da UFSC. Se o céu estiver nublado a atividade do respectivo dia será cancelada.

Quem passar pela calçada do Teatro ou assistir a peça poderá observar a Lua através de telescópios e binóculos, disponibilizados pelo GEA ou trazidos pelos interessados, e aprender o nome de algumas de suas crateras. A Astronomia na Calçada foi popularizada na década de 1970 pelo americano John Dobson, astrônomo amador e construtor de telescópios.

Os convites para assistir “As Luas de Galileu Galilei”, após a observação da Lua, são gratuitos e devem ser retirados na quinta e sexta-feira, 20 e 21 de maio, das 14h às 18h, no Departamento Artístico e Cultural (DAC). O telefone do Departamento é (48) 3721-9348.

“Pretendemos montar instrumentos simples, tais como telescópios refratores de 60mm ou mesmo binóculos de 50mm para que as pessoas possam observar a Lua. A fase lunar é bem favorável para este tipo de observação, uma vez que ela estará cerca de 60 a 80% iluminada durante as datas escolhidas”, explica Alexandre Amorim, coordenador da atividade e integrante do GEA.

Segundo Amorim, a Lua é o objeto mais brilhante do céu noturno, sendo possível sua observação apesar da poluição luminosa no local. “Com instrumentos simples é possível identificar as crateras mais destacadas da Lua, tais como Proclus, Tycho, Platão e Copérnico, além dos Mares da Tranquilidade, da Serenidade e das Crises”, ressalta.

Outras informações pelos telefones (48) 3721-9241 e 9618-3063, com Alexandre Amorim, ou pelo e-mail costeira1@yahoo.com.

Margareth Rossi / Jornalista da Agecom

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img