22.5 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

UFSC tem sessão de Cinema ao Vivo nesta sexta-feira em Florianópolis

spot_img

UFSC tem sessão de Cinema ao Vivo nesta sexta-feira em Florianópolis

spot_imgspot_img

O Laboratório de Educação a Distância da UFSC realiza nesta sexta-feira, 1º de julho, ANA, uma sessão de Cinema ao Vivo. O projeto inédito acontece durante a programação do Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM2011) e do I Congresso de TV Digital do Mercosul. A exibição será no auditório Garapuvu, do Centro de Cultura e Eventos.

Cine ao Vivo vem de Livecine, termo usado originalmente para classificar uma sessão de cinema silencioso, que tinha a execução de música ao vivo durante a sua apresentação. Mas isso foi no século passado. Hoje o termo Cinevivo diz respeito à captação e exibição simultânea, na tela, em tempo real, ao vivo diante dos espectadores .

São apresentações onde a improvisação e o acaso fazem parte de um processo que resulta na possibilidade de criação e vivência, por parte do público, de uma experiência cinematográfica expandida com aproximação ao ato efêmero do teatro.

Um pouco da narrativa:

Como nas telas, nossas vidas são divididas. O real e o virtual criam um jogo de conexões interferindo no destino das personagens. A paixão e a morte são fragilidades humanas evidentes na vida de duas mulheres.

ANA, o primeiro Cine ao Vivo do Sul do país, é um audiovisual onde a improvisação e o acaso são elementos diferenciais na narrativa. Com a direção de Lau Santos e produção executiva de Alexandre Pinho, atores e atrizes afrodescendentes dão vida a essa história, captada e exibida simultaneamente.

Um detalhe que faz a diferença:

Além de ousar na narrativa, ANA incita a discussão sobre a diversidade de gênero. Ao priorizar na composição do elenco atores e atrizes afrobrasileiros, e explicitar na narrativa a paixão entre duas mulheres, o diretor Lau Santos evidencia a pluralidade e diversidade social. Também rompe com os paradigmas cristalizados nas relações e inter-relações cotidianas.

Mais informações: www.cineaovivo.led.ufsc.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img