20.4 C
fpolis
domingo, abril 28, 2024
Cinesystem

Última semana para inscrições nos cursos gratuitos de estudos interdisciplinares

spot_img

Última semana para inscrições nos cursos gratuitos de estudos interdisciplinares

spot_imgspot_img

Prosseguem até sexta-feira, 28/8, as inscrições para cursos gratuitos no campo dos estudos interdisciplinares oferecidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão da UFSC. Neste semestre os temas são ´Ciência, Tecnologia e Sociedade` e ´Liderança e Gestão no Estado e na Sociedade do Século XXI`.

As inscrições devem ser feitas na secretaria da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão ou no Departamento de Projetos de Extensão, no segundo andar do prédio da Reitoria. Serão disponibilizadas 40 vagas para cada curso. Os encontros são gratuitos e direcionados a pessoas com nível superior completo, da universidade e também da comunidade em geral, além de graduandos da UFSC, a partir da 6ª fase. As vagas serão distribuídas igualmente entre alunos e público em geral. As aulas serão ministradas no Centro de Ciências Agrárias, às quintas-feiras, entre 19h e 22h, no período de 10/09 a 26/11/09.

Os estudantes poderão integrar a atividade ao seu histórico escolar na forma de horas de extensão. Ao final de cada curso será emitido um Certificado de Conclusão para participantes que tenham frequência igual ou superior a 75% e tenham preenchido os requerimentos acadêmicos para sua aprovação.

Ciência, Tecnologia e Sociedade

O curso neste campo será coordenado pelo professor Irlan von Linsingen, do Departamento de Engenharia Mecânica, do Centro Tecnológico da UFSC. Uma das metas é promover uma aproximação formal das engenharias com o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade. Com abordagens fundamentadas na história, sociologia e filosofia da tecnologia, o curso tem como meta uma maior compreensão do processo de mudança e assimilação tecnológica, com superação do afastamento entre as ciências humanas, as ciências exatas e a tecnologia.

“Do ponto de vista pedagógico buscamos uma mudança qualitativa no processo de formação profissional com vistas a uma atuação técnica criativa e crítica, numa sociedade em que cada vez mais ciência e tecnologia se apresentam como valores substanciais”, destaca o professor Irlan. Segundo ele, a capacitação é destinada também àqueles que desejam debater, estudar e refletir sobre os principais tópicos e problemas que interferem e transformam a vida social e o ambiente. Serão oferecidas 30 vagas para 12 encontros semanais de três horas. As aulas iniciam no dia 10 de setembro e serão realizadas Às quintas-feiras, entre 19 e 22 horas.

Liderança e gestão

O curso ´Liderança e Gestão no Estado e na Sociedade do Século XXI` será também desenvolvido em 12 encontros semanais de três horas. As aulas acontecerão às quintas-feiras, entre 19h e 22h, a partir de 10 de setembro. São oferecidas 40 vagas. A coordenação é do professor Gregório Jean Varvakis Rados, do Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento, ligado ao Centro Tecnológico da UFSC.

Uma das metas é buscar a aproximação entre engenharia, mídia e a gestão do conhecimento, destacando suas contribuições na reflexão sobre o homem no início de século XXI. O curso deverá desenvolver competências para que os participantes compreendam e utilizem o referencial teórico específico do campo interdisciplinar relacionado com engenharia, mídia e a gestão do conhecimento.

“Vamos buscar romper com um curso cuja base seja apenas uma disciplina de gestão ou tecnologia. Partimos do pressuposto de que para compreender os desafios da condição humana e da sociedade neste novo milênio é necessário partir de múltiplas abordagens que se complementam e enriquecem”, explica o professor Gregório. “A fixação unilateral em uma ciência fragmenta nossa compreensão da realidade e distorce a busca de uma compreensão global e integrada do ser humano. Adotar uma perspectiva interdisciplinar não significa menosprezar o valor de cada tradição ou área de conhecimento, mas, partindo delas, buscar compreender problema, objetos e temáticas que as perpassam e, ao mesmo tempo, as transcendem”, complementa.

Informações sobre as datas de inscrição serão em breve divulgadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão.

Mais informações: (48) 3721 9344 – dpe@prpe.ufsc.br

Por Arley Reis / Jornalista da Agecom

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img