22.2 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Últimas apresentações do espetáculo Ímpeto nos dias 1 e 2 de dezembro no Teatro da UBRO

spot_img

Últimas apresentações do espetáculo Ímpeto nos dias 1 e 2 de dezembro no Teatro da UBRO

spot_imgspot_img

Após a segunda temporada de apresentações, o espetáculo ÍMPETO encerra o ano com mais duas oportunidades para assistir à peça, que questiona o próprio fazer do teatro. As apresentações serão nos dias 1 e 2 de dezembro, às 20 horas, no Teatro da UBRO. Desenvolvido pelos alunos da 6ª fase do curso de Licenciatura e Bacharelado em Teatro do Centro de Artes da UDESC, ÍMPETO surgiu a partir da disciplina de Montagem Teatral I, ministrada pelo professor Pedro Bennaton – diretor do espetáculo.

Tendo como referência O Improviso de Versalhes, de Molière, a criação de cenas foi realizada em conjunto com os alunos. Dessa forma, na cena, o diretor e os atores propõem uma discussão sobre o fazer teatral contemporâneo em uma estética que questiona desde os padrões dramáticos de interpretação até a relação entre ator e espectador. “O maior desafio da montagem foi buscar alicerces para que fossemos interpretes de nós mesmos” conta a atriz Naiara Bertoli, explicando que em ÍMPETO não existem personagens: “os próprios atores tentam executar uma apresentação teatral”. O processo de criação é a experiência de construção da cena.

Se em sua peça Molière colocava em cena o caos de um ensaio, ÍMPETO transcende essa idéia trazendo em seu enredo o caos sobre a realização ou não de uma apresentação. “Durante todo o espetáculo, discutimos questões importantes no teatro, como o ofício do ator, a sua interpretação, o trabalho da direção, e também questionamos por vezes o próprio ato de apresentar uma peça”, conta a atriz Amanda Gartner sobre o caráter meta-teatral da montagem. Nesse espiral de imersão e introspecção, o espetáculo questiona a ansiedade, a expectativa e o medo de fazer teatro. A cena acontece entre o caos e a ordem, a tempestade e o ímpeto.

O elenco é composto pelos atores Amanda Gartner, Daniela Sousa, Luiz Felipe Bianchini, Naiara Alice Bertoli, Nathalie Soler, Taíse Muniz Sens e Thais Antonio Carli. A preparação vocal foi realizada por Morgana Martins e a assistência de direção é de Bárbara Teles.

FICHA TÉCNICA

Atuação: Amanda Gartner, Daniela Sousa, Luiz Felipe Bianchini, Naiara Alice Bertoli, Nathalie Soler, Paula Cruz, Taíse Muniz e Thais Antonio Carli.
Criação: Montagem Teatral I – 2009 – UDESC.
Autores: Fernando Peiter Gonçalves, Karine de Oliveira Cupertino, Nathalie Soler e Pedro Bennaton.
Direção de Arte: Amanda Gartner, Fernanda Rachel da Silva, Naiara Alice Bertoli, Taíse Muniz e Thais Antonio Carli.
Preparação vocal e sonora: Morgana Martins.
Design Gráfico: Daniela Sousa.
Produção: Amanda Gartner, Daniela Sousa, Luiz Felipe Bianchini e Paula Cruz.
Assistência de Direção: Bárbara Teles Cardoso.
Direção: Pedro Bennaton.

SERVIÇO

O QUE: espetáculo teatral ÍMPETO
QUANDO: 01 e 02 de dezembro, terça e quarta-feira, às 20h
ONDE: Teatro da UBRO, na escadaria da Rua Pedro Soares, Centro de Florianópolis

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img