21.4 C
fpolis
sexta-feira, outubro 22, 2021
cinesytem

Um debate qualificado sobre Ação e Educação na Praia do Campeche

spot_img

Um debate qualificado sobre Ação e Educação na Praia do Campeche

spot_img

Nos dias 18, 20 e 25 de julho o Cebb Florianópolis será cenário para sonhos coletivos sobre a educação, com o Ciclo de Diálogos Ação e Educação no Século 21. No dia 18 os conferencistas serão o lama Padma Samten (Cebb) e lama Rinchen (Mosteiro Sakya do Brasil). No dia 20, é a vez do educador português José Pacheco (Escola da Ponte). Nas mesas redondas durante o evento, especialistas do Brasil e exterior estarão reunidos para dialogar sobre a educação no terceiro milênio em um evento que precede a vinda de Sua Santidade Sakya Trizin ao país.

Quem são os conferencistas:

Lama Padma Samten – O mestre budista Lama Padma Samten tem auxiliado inúmeras pessoas em suas vidas e relações cotidianas, com ensinamentos que dialogam com as mais diversas áreas do conhecimento. Físico, com bacharelado e mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Alfredo Aveline foi professor de 1969 a 1994. Neste período, dedicou-se especialmente ao exame da física quântica, teoria na qual encontrou afinidade com o pensamento budista. No início dos anos 80, intensificou seu interesse pelo budismo e em 1996 foi ordenado lama pelo mestre tibetano Chagdud Tulku Rinpoche, título que significa líder, sacerdote e professor.

Em Viamão (RS), onde reside, está situada a sede do Instituto Caminho do Meio – Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), entidade que dirige. Seu trabalho está voltado à orientação das atividades de seus alunos, através do estudo, da prática de meditação, de retiros e, sobretudo, através do auxílio na compreensão da espiritualidade e da cultura de paz como caminho para que desenvolvam boas relações no ambiente onde vivem.

Além do contato muito próximo com a comunidade budista, nos diversos estados onde o CEBB está estabelecido, como Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o Lama Padma Samten tem orientado profissionais e acadêmicos de diferentes áreas, que buscam aprofundar e qualificar suas teses, estudos e atuações profissionais, a partir de uma interface com a espiritualidade, de modo geral, e com o budismo, de modo específico. Ciência, psicologia, saúde, sociologia e educação são algumas das principais áreas em que este diálogo acontece.

Sua ação é também direcionada para vários setores organizacionais, sendo frequentemente convidado a participar como palestrante, conferencista e consultor em ambientes empresariais, órgãos públicos, universidades e outros segmentos.

Lama Rinchen – Lama Rinchen Khyenrab Thupten Nyima. Em sua formação laica, o monge Rinchen Khyenrab Thupten Nyima (Carlos Henrique) formou-se em Engenharia Agronômica no Brasil e fez sua pós–graduação em Biotecnologia e Agronegócios na Universidade de Cornell em Ithaca – NY, EUA. Trabalhou nessa atividade de 1983 a 1999, quando decidiu dedicar a maior parte do seu tempo aos estudos e prática do Dharma. Exerceu o magistério em regime de meio período até 2003, quando completou sua ordenação monástica. Desde então, tem se dedicado em tempo integral a praticar e a ensinar o Dharma segundo a tradição Sakya Tsarpa do budismo tibetano.

Desde 2004, apontado como Lama (professor) residente do Sakya Thupten Dekyid Öedbar Ling em Cabreúva – SP, o monge Rinchen tem se dedicado às suas práticas e estudos, como também tem viajado extensivamente no Brasil para ensinar o Dharma de acordo com as instruções de sua linhagem. Com o parinirvana (morte) de S.E. Chogye Trichen Rinpoche em janeiro de 2007, S.S. Sakya Trizin tornou-se o seu Lama Raiz. Desde então, dele tem recebido ensinamentos diretos e orientação para o desenvolvimento da tradição Sakya no Brasil e na América do Sul.

José Pacheco – O educador português foi o criador da Escola da Ponte. Especialista em Música e em Leitura e Escrita é mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Coordena, desde 1976, a Escola da Ponte, da qual é idealizador, instituição que se notabilizou pelo projeto educativo inovador, baseado na autonomia dos estudantes.

É autor de livros e de diversos artigos sobre educação, definindo-se como “um louco com noções de prática”. Em 2004 ele foi condecorado, pelo Presidente da República de Portugal, Jorge Sampaio com a Ordem da Instrução Pública.

Entre seus livros publicados estão “Quando eu for grande, quero ir à Primavera”, “Sozinhos na Escola”, “Caminhos para a Inclusão” e “Escola da Ponte”.

Programação em Florianópolis:

Conferências

18/7 – Segunda – 19h às 22h – Palestra com lama Padma Samten (Cebb) e lama Rinchen (Mosteiro Sakya do Brasil) sobre “Educação e Responsabilidade Universal para uma Vida Sustentável”.

20/4 – Quarta – 19h às 22h – Palestra com José Pacheco (Escola da Ponte). “Sobre Sonhos, Valores e Pedagogias Sustentáveis no Terceiro Milênio”.

Mesas Redondas

18/7 – Segunda – 9h às 12h – Troca de experiências: “Quais os saberes para a formação do ser?”, com Fernando Bilhar (Escola Caminho do Meio), Marilde da Fonseca (Escola Municipal Canto da Lagoa), Maria Lúcia Moraes (Escola Arabá), Matilde Bejar (educadora)

18/7 – Segunda – 14h às 17h – “Lucidez, Ética e Valores Seculares na Escola”, com Jane Bittencourt (Centro de Educação da Ufsc), Lama Rinchen (Mosteiro Sakya do Brasil) e Maria Lúcia Bastiani (Escola Sarapiquá).

20/7 – Quarta – 14h às 17h – “Educação, Saúde e Vida Sustentável: o Olhar e o Sentir do Professor”, com Guilherme Blauth (Instituto Harmonia na Terra), Jorge Hoffmann (arte educador) e Charles Tesser (Centro de Ciências da Saúde – Ufsc).

O evento terá transmissão online direto da UFPE, Recife, da palestra de S.S. Sakya Trizin “Como superar o medo e a violência no século 21?”, no dia 25/7, segunda, das 15h às 17h.

O quê: Ciclo de Diálogos Ação e Educação no Século 21

Quando: 18, 20 e 25/7

Onde: Fundação Simpozio, rua Huberto Rohden, 274, Campeche.

Informações: (48) 9149-4717

dialogosfloripa@hotmail.com l http://www.sakyabrasil.org/Sakya_Trizin_Brasil_2011/ciclo_dialogos.html

spot_img
spot_img