Uma faixa no lugar do mar

GeralUma faixa no lugar do mar

Joaquina ganha passarela de madeira sobre as dunas, com rampa a partir do estacionamento

Estrutura de 185 metros foi concluída em 13 de outubro, custou cerca de R$ 695 mil e fica pronta mais de dois meses antes do verão.

Avenida da Saudade, no Itacorubi: pedestres e ciclistas passam a usar desvio pelo aterro a partir desta sexta

Nova fase da obra começa na tarde de 16 de outubro e deve durar cerca de 15 dias; a ideia é terminar o trecho antes da temporada de verão.

Ciclo do Divino 2026 fecha neste domingo no Rio Vermelho, com 15 comunidades

Encerramento na Igreja de São João Batista reúne as comunidades festeiras da Capital; a procissão sai às 15h e o rito de fechamento está previsto para as 16h30.

Carnaval 2027 em Florianópolis: Luísa Sonza, Kevin O Chris e Dazaranha estão entre as atrações

Prefeitura e Hit Makers anunciam com quatro meses de antecedência a programação do Carnaval de Rua, de 6 a 9 de fevereiro, em nove arenas pela cidade.

Compartilhe

Uma faixa azul de três quilômetros de extensão pintada no chão chamou a atenção de quem passou pelo centro de Florianópolis no fim de semana.

A intervenção, que muitos pensaram ser uma homenagem ao Avaí, se trata, na verdade, de um trabalho chamado Caminho das Águas, cujo objetivo é destacar o antigo limite entre a terra e o mar na Capital, antes da construção do aterro da Baía Sul.

A obra é uma iniciativa do artista plástico mineiro Piatan Lube, que já fez algo semelhante em Vitória, onde vive. O trabalho, feito no sábado, reuniu mais de 20 pessoas, que usaram tinta acrícilica à base de água.

– A chuva e o fluxo de pessoas devem apagar a faixa em três meses – garante Lube.

A pintura atiçou a curiosidade de moradores e comerciantes das redondezas. Ontem, ao passar por ali, alguns apostavam que era coisa da torcida organizada Mancha Azul, para marcar o bom ano do Avaí. Outros imaginavam se tratar de algo relacionado com o mar, sem perceber que era ali, bem próximo ao Mercado Público, que o oceano batia na época em que a ilha mantinha seus contornos originais.

A funcionária de lanchonete Alcionete Vieira Borges, 27 anos, só descobriu o significado da intervenção porque um homem entrou em seu estabelecimento para lavar as mãos sujas de tinta e revelou se tratar de um trabalho de conscientização. Uma ação para criticar o aterro, em outras palavras. De fato, a intenção de Lube, que tem 24 anos, vai além da pura arte.

– É poesia e é protesto – diz, acrescentando que sua ideia também foi resgatar a identididade da ilha.

Antes da pintura, o artista diz ter feito um minucioso trabalho de pesquisa para desvendar o exato limite da margem oceânica. Na quarta-feira, ele volta ao local para retocar a obra. A intervenção é fruto de um projeto premiado pelo edital de Arte e Patrimônio do Iphan.

(DC, 23/11/2009)