O Movimento Empresa Júnior foi iniciado em 1967 na L´École Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales – em Paris. O movimento se expandiu e a primeira Empresa Júnior brasileira foi criada em 1989, na Fundação Getúlio Vargas (FGV) em São Paulo. O objetivo deste tipo de organização é promover uma experiência de mercado aos alunos graduandos da instituição à qual ela é vinculada. A sociedade ganha com serviços de qualidade por preços mais acessíveis. Assim, durante a faculdade, os Empresários Juniores têm a real experiência de trabalhar em uma empresa assumindo cargos de liderança e realizando projetos.
Tendo em vista todo este diferencial que o Movimento Empresa Júnior proporciona, estudantes do curso de Jornalismo da UFSC abriram a única Empresa Júnior de Jornalismo de Santa Catarina, a Comunica!. Com o objetivo de colocar em prática a teoria aprendida em sala de aula, os estudantes irão prestar serviços relacionados à comunicação, tendo como público-alvo pequenas empresas e ONGs de Florianópolis.
O evento de inauguração da Comunica! será no dia 29 de março de 2011, às 18h30, no auditório do CSE, e haverá uma palestra sobre a Interferência das mídias sociais no Jornalismo com o apresentador da RBS Mário Motta.
A presidente da Comunica!, Luíza Fregapani, explica que a sociedade paga para milhares de pessoas estudarem de graça e está é uma boa forma de retribuir o investimento da população. “Não queremos tirar os clientes das empresas de comunicação. O nosso foco é trabalhar com quem não pode pagar por serviços profissionais”, explica Fregapani.
A diretora de marketing, Mariana Porto, revela que o projeto além de agregar no currículo vai virar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). “Há diversas empresas juniores em cursos de administração, direito e engenharias. Na área de comunicação ainda não existia aqui em Santa Catarina”, lamenta Porto.
Empreededorismo
Luís Moretto Neto, Doutor, Professor nos Programas de Mestrado e Graduação em Administração da UFSC e um dos organizadores do livro “Empresa Júnior, espaço de aprendizagem”, publicado em 2004, diz que a participação em Empresa Júnior possibilita ao aluno conhecer processos de saber-fazer aliado ao saber. Tendo uma vivência empresarial durante a graduação, os Empresários Juniores têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades e conhecer suas fraquezas, estando assim, mais bem preparados para o mercado.
“Participar de uma Empresa Júnior é considerado um diferencial para o currículo, mas o que você faz dentro da empresa é o mais importante. Os conhecimentos técnicos e, principalmente o comportamento adquirido são o que realmente fazem a diferença” afirma Garibalde Martins Moura Neto, 26 anos, Diretor de Consultoria da Esag Jr da gestão 2006, e atualmente participante programa Trainee da Gol.
Lançamento da única Empresa Júnior de Jornalismo de Santa Catarina, a Comunica!.
No auditório do Centro Sócio-Econômico (CSE),
Na terça-feira, 25 de março de 2011.
Hora: 18h30min
Mais informações pelo telefone (48) 8431-3297 ou pelo email comunicajr.ufsc@gmail.com