19 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Unidade móvel de simulador virtual de tiro será apresentada nesta quarta-feira em Florianópolis

spot_img

Unidade móvel de simulador virtual de tiro será apresentada nesta quarta-feira em Florianópolis

spot_imgspot_img

Santa Catarina vai adotar um simulador virtual de tiro móvel para treinamento policial e de segurança. Montado em um caminhão, o avançado equipamento, inédito em todo o mundo, será apresentado nesta quinta-feira, 30, ao governador do Estado, Raimundo Colombo, e ao secretário da Segurança Pública, César Augusto Grubba, em cerimônia no Centro Administrativo de Governo, a partir das 18h30. Posteriormente, em solenidade marcada no Teatro Pedro Ivo, acontece a formatura de 120 alunos nos cursos de pós-graduação em gestão em Segurança Pública e Inteligência Criminal. As informações são da Assessoria de Imprensa do Governo do Estado.

O simulador móvel utiliza a tecnologia de Sistema Virtual de Tiro e faz parte do Projeto Escola Itinerante para capacitação na disciplina de tiro policial, fruto de uma parceria da Secretaria de Estado Segurança Pública (SSP) com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Ele será utilizado para a formação de policiais civis e militares, com treinamento de legítima defesa e de outras táticas policiais.

O caminhão-escola da SSP foi desenvolvido pelas empresas Federal Defender BR, Athos Brasil e Taurus, e representa investimentos de R$ 1,2 milhão. A estrutura vai proporcionar mais segurança e permitir treinar policiais com economia, redução de custos e preservação ambiental.

O primeiro simulador virtual de tiro é uma sofisticada unidade de exercício de defesa e ataque que permite o treinamento simultâneo de até 12 atiradores. Montada em um caminhão Ford Cargo com carroceria tipo Baú com 11 metros de comprimento, possui três simuladores instalados, além de central eletrônica para gerenciamento, acompanhamento e registro das atividades dos profissionais.

É a primeira unidade móvel de simulação virtual de tiro do mundo com esse conjunto de recursos para treinamento de policiais. Embora instalado em um veículo com carroceria de 11 metros, os projetos para simuladores em unidades móveis são versáteis e possibilitam a sua utilização em carrocerias de diferentes dimensões, desde vans e furgões pequenos até micro-ônibus e carretas.

O equipamento a ser apresentado ao governador e ao secretário da Segurança Pública permite realizar intervenção virtual simulando desde um simples treino de tiro ao alvo até complexas operações, como invasão de um cativeiro com reféns, interceptação de assalto a banco ou a retomada de um navio ocupado por terroristas.

O projeto, que deverá percorrer todo o Estado de Santa Catarina, tem a missão de fornecer treinamento de alto nível para as polícias militar e civil, além de contribuir para a modernização dos recursos da área de segurança pública e o aprimoramento profissional. Tem também o objetivo de “salvar vidas” com a premissa de que um policial bem treinado, além de preservar a sua vida e a do opositor, terá condições de evitar acidentes, especialmente os provocados por balas perdidas registrados em ocorrências policiais.
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img