19.1 C
fpolis
terça-feira, dezembro 7, 2021
cinesytem

Unimed Grande Florianópolis apoia A Noite é uma Criança – 10ª Mostra de Dança Infantil

spot_imgspot_img

Unimed Grande Florianópolis apoia A Noite é uma Criança – 10ª Mostra de Dança Infantil

spot_img

Por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, a Unimed Grande Florianópolis está apoiando a realização do evento A Noite é uma Criança – 10ª Mostra de Dança Infantil, que ocorrerá de 20 a 23 de outubro, no Teatro Governador Pedro Ivo. Um aporte financeiro no valor de R$ 79.930,00 foi aprovado pelo Comitê Interno de Cultura da cooperativa de trabalho médico, com a chancela de patrocínio da Prefeitura e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, gestora do mecanismo legal. “Dificilmente conseguiríamos captar este montante sem a transferência de recursos via renúncia fiscal. Não cobre todos os gastos, mas nos dá a garantia de executar a mostra com tranquilidade”, conta um dos organizadores, Carlos Eduardo de Andrade.

Esta é a segunda iniciativa voltada à arte da dança que recebe investimento da operadora de planos de saúde, porém a primeira exclusivamente dedicada a crianças com até 14 anos. Cleci Albiero, líder de responsabilidade social da empresa, explica que a confirmação se deu “por não termos apoiado até o momento nenhum projeto neste segmento. Outro fator é que foi muito bem apresentado pelo agente cultural”. A experiência anterior havia sido com o festival Prêmio Desterro, realizado no último mês de agosto, com participação somente de bailarinos adultos.

Nos últimos três anos, a unidade Grande Florianópolis já destinou mais de R$ 2 milhões à cultura, utilizando-se dos benefícios da Lei Municipal de Incentivo. Grande parte das ações contempladas envolve o público infantojuvenil, como festivais de teatro e de palhaços, contação de histórias, apresentações musicais e oficinas de artes plásticas. “Nosso maior número são as crianças e adolescentes”, refere-se Cleci ao foco principal da aplicação dos valores que já beneficiou milhares de jovens em todas as regiões da cidade.

A cultura é apenas um dos itens trabalhados pela maioria das Unimeds do Brasil, que também atendem este público com projetos ambientais, educacionais e esportivos. Segundo a cooperativa, este conjunto de ações paralelas aos serviços prestados em prol da saúde concretiza a efetivação da sua política de responsabilidade social, proporcionando ganho de imagem e, principalmente, licença social para operar no espaço onde está inserida. “Apoiar projetos voltados para a criança e adolescente posiciona a empresa no sentido de estar preocupada com a nossa cidade, pois é a partir deste investimento que podemos pensar em perspectiva de futuro e de mudança da sociedade”, completa a gestora.

Mais criança

A Unimed Grande Florianópolis é parceira da Prefeitura no Programa Capital Criança, que conseguiu reduzir a taxa de mortalidade infantil em 42,5% nos últimos oito anos. Por meio dele, gestantes de alto risco e as crianças de zero a nove anos passaram a receber consultas de médicos especialistas. Hoje, a cooperativa oferece exames complementares radiológicos, seguindo uma demanda da Secretaria Municipal da Saúde.
Em 2007, foi lançado o Curso de Gestantes com o objetivo de potencializar as diversas fases da gravidez e do parto, por meio do conhecimento das modificações físicas e psicológicas decorrentes desta fase da vida. Mais de 1.600 casais conveniados já foram atendidos, inclusive auxiliando diversas novas mães nos primeiros meses do nascimento de seus bebês.

Dois anos depois, para melhorar o atendimento pediátrico de urgência na região, foi inaugurado o Pronto-Atendimento Infantil, oferecendo e ampliando os serviços prestados aos seus clientes durante 24 horas. Além das consultas, também realiza exames de laboratório, raios-X e ultrassonografia de urgência.

Já no ano passado, foi instituído o Programa de Desenvolvimento Infantil (PDI), em parceria com a Sociedade Catarinense de Pediatria, que disponibiliza consultas de puericultura, além de acompanhar as mães durante a fase do aleitamento e desenvolvimento das crianças até um ano de idade. Neste período, são oferecidos atendimento de enfermeira, cuidados com a amamentação e oficinas multiprofissionais que abordam temas como segurança da criança e de sua alimentação.

A Noite é uma Criança online:
Site: www.mostradedanca.com.br
Facebook: /mostradedanca
Twitter: @mostradedanca

spot_img
spot_img