Certificação da GPTW foi concedida pelo trabalho desenvolvido em 2021
Transformar os colaboradores em embaixadores, o chamado employee advocacy, é uma tendência que vem ganhando espaço no mundo corporativo nos últimos anos, na onda do crescimento do marketing de influência. Afinal, ninguém pode ser melhor defensor de sua marca que as pessoas que vivenciam a empresa diariamente. O incentivo aos “InfluAsQers” foi uma das estratégias utilizadas pela AsQ e que rendeu à empresa uma posição no ranking das melhores empresas de saúde para se trabalhar – o GPTW Saúde.
Os “InfluAsQers” nada mais são que funcionários que atuam como multiplicadores de informações no ambiente da empresa, uma versão moderna da “rádio-corredor”. Eles têm informações em primeira mão e em contrapartida ajudam a organização a entender o que precisa ser feito para melhorar o engajamento das equipes. Por meio dos influenciadores, e com pesquisas frequentes, a AsQ consegue atuar rapidamente em assuntos que impactam o clima organizacional.
“Os vários canais de escuta permanente nos permitem detectar problemas em tempo real e corrigir a rota, se necessário”, diz Cláudia Conserva, Diretora de Gente e Gestão. Além disso, explica a executiva, a AsQ investe na proximidade entre a diretoria e os colaboradores de todas as áreas, com ações como “Café com o CEO” e “Café com a Diretoria”, que são momentos de muita troca e feedback.
Formado em Educação Física, Paulo Medeiros, 27 anos, é supervisor de inteligência de mercado e um dos “influasqers”. Ele conta que participar deste projeto é estimulante. “Muitas vezes temos insights e feedbacks que acabamos deixando de lado por causa da correria do dia a dia. Com o “InfluAsQers” conseguimos ter momentos de trocas intensas e desenvolver habilidades que estavam adormecidas. Além disso, não deixa de ser divertido encontrar formas criativas de atrair a atenção dos colegas para assuntos importantes para a empresa”, diz.
Um dos cases de sucesso do projeto foi reforçar o uso das máscaras num momento em que a pandemia voltou a um patamar crítico, no ano passado. “A gente buscou uma trend (conteúdos que fazem sucesso nas redes sociais) e criamos um vídeo no qual todos os colaboradores ajudavam o colega a colocar a sua máscara. O vídeo acabou viralizando na internet”.
A atuação da AsQ na pandemia foi, por sinal, um ponto importante na conquista de um índice alto na pesquisa de clima da GPTW (88%). “O trabalho forte de gestão de pessoas nos ajudou a entender o impacto da pandemia na vida dos nossos colaboradores e montar estratégias para minimizar danos. Além do atendimento médico para casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo coronavírus, nós também oferecemos atendimento psicológico para apoiar situações de stress ou depressão. “Pessoas bem cuidadas cuidam dos outros”, diz Cláudia