22.5 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Uso das mídias sociais foi tema de debate no Congresso Catarinense de Recursos Humanos

spot_img

Uso das mídias sociais foi tema de debate no Congresso Catarinense de Recursos Humanos

spot_imgspot_img

O uso das mídias sociais foi tema de debate no primeiro dia do CONCARH 2011 (Congresso Catarinense de Recursos Humanos). A palestra Mídias sociais: “in” ou “out”?, ministrada por Celso Ricardo Salazar Valentim, diretor-presidente da Humantech – Gestão do Conhecimento, abordou o uso das redes sociais nas empresas.

“As pessoas formam as redes sociais. As redes sociais aproximam as pessoas”, afirmou Valentim, que explicou, durante a palestra, como se comportar com a equipe em relação ao uso das mídias sociais, como tratar os funcionários sobre essa questão.

As empresas deixam de utilizar as mídias sociais por falta de políticas formais ou ciência de sua participação na rede. A discussão sobre o bloqueio ou liberação do uso das redes sociais foi o tema da palestra de Valentim. “Argumentações não faltam para limitar o acesso, mas talvez a solução seja fomentar uma cultura de responsabilidade e comprometimento para com os resultados da organização. Muitas organizações estão alavancando seus resultados através dos canais de mídias sociais, algumas utilizando como ferramentas de contratação, geração de ideias, desenvolvimento das pessoas e até mesmo abertura de novas oportunidades de negócios”, destacou.

Na opinião de Valentim, é necessário quebrar paradigmas, pois as redes sociais reúnem competências. Ele citou o exemplo do filme “A rede social” e levantou o questionamento: “estar ou não estar nas redes?”. Para ele, a resposta é única: as pessoas estão incluídas digitalmente, sendo que 85% dos executivos brasileiros usam as redes sociais.

“As empresas devem definir se abrem ou fecham os modelos de redes sociais para os funcionários. Para isso, deve-se verificar a cultura da empresa, que pode optar por criar termo de uso das redes sociais, pois o posicionamento do funcionário nas redes sociais tem relevância para a empresa”, informou.

A posição da empresa admite estratégia social dentro da estratégia organizacional e necessita estar presente no modelo social, com plano estruturado, cultura, e preparação dos profissionais para agir nas redes sociais.

Ele diz que não há como separar o perfil profissional do pessoal nas redes sociais, pois eles se misturam. “O que você coloca nas redes sociais, não tem controle, não tem como apagar depois. O comportamento da empresa e da pessoa, digital e não digital, deve ser alinhado. O digital não lhe isenta de responsabilidades”, conta.

“As redes sociais trazem mais rapidez e agilidade para o trabalho, o retorno é muito bom. O modelo social é importante e, ele habilitado, vai ajudar a empresa. Porém, as empresas não estão preparadas para o modelo social aberto. E se as empresas que não entram nas mídias sociais por estratégia, entram por situações diversas. Preciso falar com meu público. E para isso, preciso saber onde ele está”, conclui Valentim.

Segundo Valentim, o RH pode fazer uso das redes sociais para: selecionar, contratar, reter, integrar, informar, interagir, compartilhar e monitorar.

CONCARH 2011

O CONCARH 2011 iniciou nesta quinta-feira (12) e segue até sexta-feira (13), no Centro de Eventos da FIESC, em Florianópolis. Participam do evento aproximadamente 550 congressistas.

Com o tema “Gestão de Pessoas: o ‘IN’tangível essencial aos resultados”, o evento é destinado a todos os profissionais que atuam com Gestão de Pessoas, empresários, líderes e gestores de Recursos Humanos. O Congresso tem promoção e organização da ABRH-SC (Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Recursos Humanos) e co-promoção da Regional da ABRH Florianópolis.

Grandes empresas participam do CONCARH 2011: SESI-SC,VAGAS.COM, MetLife, Editora Mercado Brasil, Fundação Fritz Müller, Odonto Prev, Webfopag, Back Recursos Humanos, CIEE-SC, Diário Catarinense e Plaza Hotéis.

Paralelamente ao CONCARH acontece a EXPOCARH 2011 (Exposição Catarinense de Produtos e Serviços de Recursos Humanos), feira destinada à exposição de produtos e serviços da Gestão de Recursos Humanos. A feira conta com a presença de empresas de nível nacional, com diversos produtos voltados para o departamento de recursos humanos e para o desenvolvimento dos profissionais que circularão pelo evento. A feira registra crescimento de 25% entre expositores e patrocinadores, contando com 35 empresas participantes em 2011.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img