26.2 C
fpolis
quinta-feira, janeiro 20, 2022
cinesytem

Vacinação gratuita contra gripe H1N1 começa nesta segunda-feira

Vacinação gratuita contra gripe H1N1 começa nesta segunda-feira

spot_img

A campanha de vacinação contra o vírus Influenza em Santa Catarina começa nesta segunda-feira, 25. Todos os Postos de Saúde da Capital vão oferecer a vacina gratuitamente para os grupos prioritários.Nos centros de saúde da rede pública o atendimento acontece das 8h às 17h. A campanha ocorre até o dia 20 de maio. 

Confira aqui os locais (das redes pública e privada) onde a vacina será oferecida.

As doses da vacina já vão proteger contra os vírus influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e B. Em Florianópolis o público alvo de vacinação é de 123.926 pessoas. A meta é imunizar, pelo menos, 80% de cada um dos grupos prioritários.

Clique aqui para ler a matéria sobre os mitos e verdades da Gripe A. 

Quem pode tomar a vacina gratuitamente?

Indivíduos com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais*, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional são considerados grupos prioritários e receberão a vacina no sistema público de saúde.

*Indivíduos que apresentem pneumopatias (incluindo asma); cardiovasculopatias; nefropatias; hepatopatias; doenças hematológicas; distúrbios metabólicos; transtornos neurológicos e do desenvolvimento (como epilepsia, paralisia cerebral, Síndrome de Down, entre outros); imunossupressão associada a medicamentos, neoplasias, HIV/Aids ou outros; obesidade; e pacientes com tuberculose, de todas as formas.

Dia D

O dia "D" de mobilização será realizado no sábado, 30 de abril, em todos os municípios catarinenses. O Estado receberá 1.759.000 doses da vacina. A meta da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é imunizar 80% das 1.739.814 pessoas pertencentes aos grupos prioritários. Haverá 1,7 mil unidades de saúde com salas de vacinação aptas a imunizar a população.

Campanha antecipada

A Secretaria de Estado da Saúde decidiu antecipar para o dia 25 de abril o início da campanha de vacinação contra o vírus Influenza, que estava prevista para ocorrer de 30 de abril a 20 de maio. “Este ano, temos um perfil epidemiológico diferente de outros anos, devido ao grande número de casos de gripe neste início de inverno, por isso o adiantamento da campanha”, explicou o superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Fábio Gaudenzi.

O que é Síndrome Respiratória Aguda Grave?

A Síndrome Respiratória Aguda Grave são casos de síndrome gripal que evoluem com comprometimento da função respiratória, sem outra causa específica, que, na maioria dos casos levam à hospitalização. Os casos podem ser causados por vírus respiratórios, dentre os quais predominam os da Influenza do tipo A e B ou por bactérias fungos e outros agentes.

spot_img
spot_img