18.7 C
fpolis
terça-feira, maio 28, 2024
Cinesystem

Vai começar: 22ª Mostra de Cinema Infantil abre a programação com nomes fortes nacionais do cinema e do ativismo  indígena 

spot_img

Vai começar: 22ª Mostra de Cinema Infantil abre a programação com nomes fortes nacionais do cinema e do ativismo  indígena 

spot_imgspot_img

No dia 11 de outubro, Daniel Munduruku dá palestra para professores e público em geral; no dia 12, “Perlimps”, do premiado diretor Alê Abreu, é exibido na abertura para crianças e famílias e depois tem bate-papo com o diretor

No dia 11 de outubro começa a 22º Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que segue com intensa programação até 21 de outubro. Na primeira semana de Mostra vai ter palestra com Daniel Munduruku, escritor, professor, ator e ativista indígena brasileiro originário do Povo Munduruku, sessões de cinema com longas e curtas-metragens nacionais e internacionais, pré-estreias nacionais, bate-papos, oficinas e shows musicais. Tudo gratuito, inclusive a pipoca! 

A programação oficial começa no dia 11 de outubro para os adultos no Cinema do CIC – Centro Integrado de Cultura, com a palestra “Educação para a Diversidade | Cultura de Paz nas Escolas” com Daniel Munduruku. Autor de 62 livros, suas obras literárias são sobretudo dirigidas aos públicos infantil e juvenil tendo como tema principal a diversidade cultural indígena. No mesmo dia, será exibido o filme “Kwat e Jaí – os bebês heróis do Xingu”, de Clarice Cardell.

A abertura da Mostra para as crianças será no dia 12 de outubro, Dia das Crianças, no Teatro Governador Pedro Ivo, que é transformado em um centro cultural. O filme que abre a Mostra é “Perlimps”, do premiado diretor Alê Abreu, também diretor do longa “O Menino e o Mundo”, vencedor de 46 prêmios e indicado ao Oscar de Melhor Animação (longa-metragem), inclusive já exibido no festival. Após a sessão, Alê Abreu irá conversar com o público. 

No feriadão do Dia da Criança, mais sete longas-metragens convidados estarão na telona. Dois filmes são pré-estreia nacional: “Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca” (SP, 2022), com direção de Eduardo Perdido, Tiago Mal e Diego Doimo, que combina stop motion e live action; e “Empirion: Uma aventura com Einstein” (ficção, SP, 2023), do diretor Michael Ruman. “O faraó, o selvagem e a princesa”  (animação, França, Bélgica, 2022), do diretor Michel Ocelot, estreia no Brasil na Mostra. 

Serão exibidos ainda os filmes “Placa-mãe” (ficção, MG, 2023), com direção de Igor Bastos; “Tromba Trem – o filme”, de Zé Brandão (animação, RJ, 2021); “Acampamento intergaláctico” (ficção, SP, 2022), com direção de Fabrício Bittar; e “Wolfwalkers”, com direção de Tomm Moore e Ross Stewart (animação, Irlanda, Luxemburgo, França, 2020). 

Um retrato das infâncias e da cultura brasileira na telona

Além dos longas-metragens convidados, haverá sessões de curtas-metragens nacionais e internacionais, todos da Mostra Competitiva. Neste ano, são 100 filmes, sendo 80 brasileiros, que trazem à tona um panorama da vida, da cultura e dos interesses das crianças brasileiras de hoje, em diferentes tipos de família e comunidades urbanas e rurais, com a escola muito presente como cenário importante da vida dos jovens. Na telona também curtas do Chile, Argentina, Colômbia, Portugal, Alemanha, França, Holanda e Itália.

Palquinhos da Mostra

Os tradicionais Palquinhos da Mostra irão animar os fins de tarde no Teatro Governador Pedro Ivo. Na quinta, dia 12/10, às 18h30, tem apresentação de grupo de Taikô Shimadaiko; na sexta, no mesmo horário,  é a vez Coral das crianças indígenas Guarani; já no sábado vai ter Valdir Agostinho com o Bailinho Místico; e para fechar o fim de semana, no domingo, apresentação do grupo Africatarina. Toda a programação é gratuita. 

Além do palco montado para as apresentações, a estrutura da Mostra conta com livraria e café. 

Programação no CIC: 16 a 20 de outubro

De 16 a 20 de outubro, a programação será intensa no CIC, com sessões de cinema, oficinas para as crianças, Encontro Nacional de Cinema Infantil com a presença de realizadores de todo o país e da Secretária do Audiovisual Joelma Gonzaga, além do Seminário Infâncias, Mídias e Tecnologias, com Gilka Girardello, Clarice Cardell e Liana Vila Nova. Sessões de cinema em mais de 150 escolas municipais e ao ar livre estão programadas para acontecer durante essa semana.

No dia 21 de outubro, a Mostra encerra com o show TUM PÁ – 10 anos, do Grupo Barbatuques. Ingressos gratuitos serão distribuídos durante a Mostra. 

Sobre a Mostra

Uma das principais janelas de exibição de audiovisual para crianças no Brasil, a Mostra é pioneira em valorizar o cinema produzido no país para o público infantil.  Acontece desde 2002 ininterruptamente na capital catarinense. Nos anos de 2020 e 2021, por conta da pandemia de Covid-19, foi realizada online, com transmissão para todo o Brasil. 

A 22ª edição da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é realizada com recursos do Prêmio Catarinense de Cinema e tem incentivo do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), ambas iniciativas do Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). O evento tem como incentivadoras estaduais as empresas Urbano Alimentos, Zen, DVA, Imperatriz Supermercados, Malwee Kids, Cassol e Instituto Carlos Roberto Hansen – braço social do Grupo Tigre. Contemplada também pela Lei de Incentivo Federal das empresas Engie Energia, Da Magrinha e Itaú.

Serviço 

22º Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

De 11 a 21 de Outubro de 2023 – presencial e online

Mais informações e inscrições: www.mostradecinemainfantil.com.br

Siga a Mostra nas redes

https://www.instagram.com/mostradecinemainfantil/

https://www.facebook.com/mostradecinemainfantil/

https://www.youtube.com/mostradecinemainfantil

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img