23.9 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Valmir Guedes Júnior lança na Livrarias Catarinense em Florianópolis

spot_img

Valmir Guedes Júnior lança na Livrarias Catarinense em Florianópolis

spot_imgspot_img

Livro narra acidente ocorrido há 31 anos em Laguna

No próximo dia 05 de agosto Valmir Guedes Júnior lança na Livrarias Catarinense em Florianópolis a obra A última viagem do Malteza S.

O livro conta a história ocorrida em 26 de maio de 1979, quando um velho cargueiro avariado, de bandeira grega, de nome Malteza S, com 160 metros , de cor cinza, e com 29 tripulantes a bordo, de diversas nacionalidades, encalhou em águas do litoral sul do Brasil, na Praia do Gi, no município da Laguna, e provocou o derramamento de 450 toneladas de óleo combustível e oito mil toneladas de milho.

Além do acidente ambiental, o incidente acarretou ainda a morte de cinco pessoas: três mergulhadores que tentavam entrar na embarcação e dois ocupantes de um pequeno avião que bateu em um cabo de aço esticado da praia ao navio.

“Pelos diversos acontecimentos e entraves nas negociações para resolver o ocorrido, a população acabou divulgando, no boca-a-boca, que a embarcação era amaldiçoada, uma crença popular contada até os dias de hoje”, afirma o autor.

Sobre o autor

Valmir Guedes Júnior nasceu na Laguna, Santa Catarina. Já aos 14 anos começou a escrever crônicas lidas nas duas emissoras da cidade, rádio Difusora e Garibaldi. Estudante do Científico no então Conjunto Educacional Almirante Lamego – CEAL, fundou , em 1976, o jornal estudantil, mimeografado, O Diálogo e no ano seguinte, formando em técnico em contabilidade pelo Colégio Comercial Lagunense – CCL, lançou o semanário estudantil O Corujão, jornal proibido de circular pela direção do estabelecimento escolar, a partir do seu 4º número.

Em 1981 classificou-se em 3º lugar no concurso de contos da 1ª Semana Cultural da Laguna, com “Monólogo da volta”, trabalho este publicado na “Revista Discente”, da Universidade Federal de Santa Catarina. Colaborou com escritos para os jornais O Renovador e rádios Difusora e Garibaldi, da Laguna; jornais O Estado e Diário Catarinense.

Em 1986 tornou-se sócio-proprietário do semanário crítico e mordaz “O Palanque”, editado em sua cidade. Em 1988 formou-se bacharel em Ciências Contábeis, pela UFSC. Trabalhou na produção de seu primeiro livro de pesquisas sobre o porto lagunense, obra lançada em 1995 com o título “Porto da Laguna – A luta de um povo traído”.

Em 1996 lançou o quinzenário Tribuna Lagunense, publicação que durou cinco anos. Desde 1999 edita em Florianópolis o mensário “Tribuna da Ilha”. Jornalista Provisionado, com registro na Delegacia Regional do Trabalho de Santa Catarina.

Sobre o evento

A última viagem do Malteza S.(Ed. Do autor; R$ 20,00 , 160 págs.) será lançado no próximo dia 05 de agosto às 19h30 na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping, Rua Bocaiúva, nº 2468, piso Joaquina, em Florianópolis.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img